24 dezembro, 2020

Como ler um infográfico? Um projeto de extensão na pandemia

 

Clique no link ou na imagem para visitar o site do projeto Como ler infográficos


Como ler um infográfico? Estratégias de informação e desinformação sobre a pandemia de COVID-19 é o nome de um projeto de extensão desenvolvido por três professores do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os objetivos principais do projeto são: 

Estimular uma reflexão crítica na sociedade sobre como ler e interpretar um infográfico. Criar um canal digital de orientação da população voltado para o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e questionamento dos infográficos que tratam das informações científicas referentes à divulgação da pandemia do COVID-19. Esse canal utilizará plataformas de criação de blogs e mídias sociais (Facebook. Twitter e Instagram) para difusão do conteúdo.
 
Objetivos específicos:
- Criar um catálogo digital de infográficos sobre a pandemia do COVID-19, contendo análises sobre seus possíveis modos de interpretação, a fim de orientar a população sobre seu conteúdo.

- Explicitar critérios, em formato de passo-a-passo, para orientar a leitura crítica de um infográfico pelo público. Tais critérios contemplariam questões referente à fonte dos dados, à escala e à proporção do elementos, à legenda e aos textos de apoio.

- Alertar a população sobre o uso malicioso de gráficos e dados estatísticos para a disseminação de fake news nas mídias sociais.

- Elaborar um conteúdo didático sobre “como ler e interpretar um infográfico”, que possa ser facilmente redistribuído nas mídias sociais.

- Monitorar e coletar infográficos que circulam nas mídias sociais e nos principais canais de notícia no Brasil, a fim de acompanhar a repercussão desse formato na cobertura da pandemia.

Considero que este é um projeto muito conveniente e importante. Desejo o melhor para os professores e alunos participantes.

19 dezembro, 2020

6 regras básicas e éticas para a apresentação de infográficos

Segundo Cairo e Giner (2011), alguns jornais publicaram sobre a morte de Osama Bin Laden, mostrando fatos sem a devida verificação e com muito sensacionalismo, como se esse evento fosse um show

É por isso que os autores lançaram em maio de 2011 um manifesto, endossado por 58 profissionais de 22 países alertando para essa situação.  

O manifesto estava direcionado para o âmbito jornalístico, mas fazendo as devidas ressalvas, pode ser utilizado também no trabalho de produção de infográficos na educação em geral.

Veja as seis recomendações:


GINER, Juan Antonio; CAIRO, Alberto Cairo. Editors, artists chafe at the errors and hype in bin Laden death story graphics. Showcase, May 9, 2011. http://www.niemanwatchdog.org/index.cfm?fuseaction=showcase.view&showcaseid=152 


16 dezembro, 2020

É possível uma reunião familiar segura no Natal? Calcule o risco de contágio

 A RTVE (Rádio e televisão espanhola) publicou um interessante artigo acompanhado de infográficos com cálculos sobre o risco de contágio nas reuniões natalinas entre familiares e amigos.

Vale a pena ver, refletir sobre nossos planos e se possível, compartilhar com outros esta informação, pois pode ser aplicada para esse momento ou para qualquer outro contexto ou situação.






Recomendo ver também o Plano de convivência que a Fundação Oswaldo Cruz, brasileira publicou com uma série de peças gráficas com orientações para evitar os contágios nestas festas natalinas:

06 outubro, 2020

A história por detrás de Instagram: um infográfico tipo linha de tempo

Você conhece Histografias.com? É um site especializado em infográficos tipo linhas de tempo em inglês e espanhol.

Considero que é mais uma fonte de infográficos que não são muito densos e que podem ser utilizados pelo professor de línguas. 

Este é um exemplo publicado hoje em espanhol, sobre o desenvolvimento do popular aplicativo Instagram.

 

Fonte: https://histografias.com/infografia-historia-instagram.html

 

25 setembro, 2020

Alguns dados da atividade na Internet em um minuto

Segundo a jornalista Mónica Mena, do site de dados Statista, as pessoas no mundo pasam em média 6 horas e 43 minutos conectados na Internet.

Com dados tomados de Visual Capitalist esta jornalista apresenta um infográfico circular que poderiamos tomar para praticar os números e também refletir sobre o tema.

Vejam:

Infografía: ¿Qué sucede en Internet en un minuto? | Statista Más infografías en Statista

11 julho, 2020

Como se proteger do novo coronavírus. Principais medidas de biossegurança

Infográfico síntese elaborado pelas professoras da UFAL Drª Regianne Umeko Kamiya e Drª Denise Maria Wanderlei Silva.

 Fonte: https://icbs.ufal.br/pt-br/institucional/covid-19/artigos/formas-de-prevencao


O material forma parte do informativo "Formas de prevenção" que reúne as principais medidas de biossegurança contra o novo coronavírus. Pela utilidade e importância convido que conheçam e divulguem esse material.

KAMIYA, Regianne Umeko; SILVA, Denise Maria Wanderlei. Formas de prevenção, 25/05/2020. https://icbs.ufal.br/pt-br/institucional/covid-19/artigos/formas-de-prevencao

08 julho, 2020

Radiografia de três surtos de coronavírus: como se infectaram e como podemos evitar

A versão para o Brasil do jornal espanhol El País publicou um infográfico muito interessante e útil que analisa três casos de contaminação com o novo coronavírus e como poderia ser reduzido o risco de contágio nos três casos.

Além disso, o infográfico de tipo vertical está muito bem construído fazendo uso do html5 dinâmico que substitui o que antes era feito com Flash, que não é mais usado.

O leitor controla a leitura  e aparição de cada elemento deslizando a página com o scroll ou com o dedo na tela tátil.

Pelo valor educativo neste importante momento recomendo que analisem a informação desse infográfico e também que o divulguem entre seus conhecidos, familiares, colegas de trabalho, etc.

Observem que vários desses exemplos poderiam acontecer também nos ambientes escolares.

https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-16/radiografia-de-tres-surtos-de-coronavirus-como-se-infectaram-e-como-podemos-evitar.html

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-16/radiografia-de-tres-surtos-de-coronavirus-como-se-infectaram-e-como-podemos-evitar.html

01 maio, 2020

Painel com informações oficiais do COVID-19

O Ministério da Saúde do Brasil lançou um painel com dados sobre o COVID-19. 

Veja os diversos dados que são apresentados.


https://covid.saude.gov.br/
 Coronavírus, Min. da Saúde, Brasil.


13 março, 2020

Utilidade Pública: Infográfico de O Globo com informações sobre o novo coronavírus

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/o-globo-lanca-guia-sobre-novo-coronavirus-para-ser-compartilhado-24302471


O jornal O Globo publicou hoje (13 de março) um infográfico muito bem feito com informações básicas sobre o novo coronavírus (COVID-19) que todos deveriam conhecer.

O objetivo é que este infográfico em pdf seja compartilhado com o maior número de pessoas possíveis, pelo WhatsApp ou por outros meios.

Parabéns O Globo pela iniciativa de utilidade pública!

Veja o infográfico no site original aqui.


27 fevereiro, 2020

Novo coronavirus. Infográficos

A COVID-19 devido ao novo coronavírus  recebe a máxima atenção das autoridades sanitárias, mas a informação existente no site do Ministério da Saúde considero que é densa e poderia ser apresentada com uma melhor organização. Predomina a informação verbal escrita e não publicaram ainda infográficos sobre este importante tema, como não seja uma linha de tempo. Além disso, uma parcela significativa dos esforços teve que ser dedicada necessariamente ao combate dos boatos que pululam nas redes sociais sobre este tema. [Link

Falando disso, podemos ver oito dicas para evitar as Fake News neste link.

Deixando um pouco as notícias sobre o avanço do coronavírus que com certeza aumentarão nos próximos dias, o que podemos fazer como educadores, além de lutar contra os boatos, é velar pela difusão das informações úteis necessárias na escola e entre os alunos e seus pais ou responsáveis. A saber, são dois os aspectos principais que devem ser trabalhados: (1) as medidas de prevenção para evitar o contato e propagação do vírus e (2) o reconhecimento dos sintomas.

As medidas de prevenção individual são as mais importantes, e entre elas, as ações simples de higiene são fundamentais, como lavar bem as mãos com frequência e evitar o contato com objetos e animais que possam ter sido contaminados.  O novo coronavirus pode ficar ativo até nove dias nas superfícies como metal, plásticos e vidros [Link] e o período de incubação no corpo é de até 12 dias.

Procurando nos infográficos sobre este tema, selecionei vários que são bastante simples e dessa forma podem ajudar de forma mais fácil ou direta nas informações necessárias neste momento para nossos alunos.

Colocarei aqui um deles em português, dois em espanhol e um terceiro em inglês. 


Fonte: https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/sua-saude-agradece/infografico-coronavirus


https://ticsyformacion.com/2020/03/07/consejos-sobre-el-coronavirus-covid-19-infografia-infographic-health/

https://i1.wp.com/www.sopitas.com/wp-content/uploads/2020/01/coronavirus-info-256x320.jpeg


https://www.freepik.es/vector-gratis/infografia-virus-corona_6706041.htm

Procure se manter atualizado sobre este tema. Novas ações e recomendações podem ser divulgadas em qualquer momento. Por exemplo, uma dúvida é sobre o que devem fazer as pessoas que tiverem algum sintoma de gripe? O caminho correto é ir no médico imediatamente ou será alertar às autoridades médicas e evitar outros contatos inecessários?  

Observei que o ministério da saúde espanhol fez um infográfico com instruções claras em forma de fluxograma e um número de telefone para avisar as autoridades sanitárias. [Link] O infográfico foi divulgado também nas escolas de lá. É provável que o governo brasileiro adote medidas similares para informar à população nos próximos dias.   

Com certeza o tema do coronavírus (COVID-19) merece atenção, mas não podemos esquecer que existem outros vírus em circulação entre a população como o vírus da dengue ou de sarampo, de forma que o trabalho nas escolas com temas transversais como saúde e meio ambiente  deve ser constante.

26 fevereiro, 2020

Recomendações de design para pessoas com necessidades especiais

Por meio da leitura de um artigo publicado nos proceedings de um evento tomei conhecimento de um projeto de designers de acessibilidade para o governo do Reino Unido. 

Estes são os infográficos resultantes com recomendações sobre como devem ser produzidos os materiais visuais para públicos com necessidades específicas. 

Pode ser de interesse para guiar a construção de nossos materiais educacionais.

Home    Office    Digital, 2016. 
https://accessibility.blog.gov.uk/2016/09/02/dos-and-donts-on-designing-for-accessibility/

No site do projeto podemos ver alguns destes materiais já traduzidos para o português, como este exemplo:

https://github.com/UKHomeOffice/posters/blob/master/accessibility/dos-donts/posters_pt-BR/autistic-spectrum_pt-BR.pdf


Referências

Home    Office    Digital, 2016. URL:
https://accessibility.blog.gov.uk/2016/09/02/dos-and-donts-on-designing-for-accessibility/


MOORE, Anne-Marie. Communicating the complexity of children’s needs and aspirations to the designers of info-graphics. In: 2CO Communicating Complexity. Contributions from the 2017 Tenerife Conference, 2020, p. 68-85.
https://riull.ull.es/xmlui/handle/915/18471

22 janeiro, 2020

Um infográfico sobre consumismo e obsolescência programada.

Este infográfico sobre a obsolescência programada  e o consumismo provocado pela publicidade pode ser utilizado pelos professores de espanhol para discutir sobre esses temas com seus alunos.

Karla María BARREDA CASTILLO. Consumismo por publicidad y obsolescencia programada. Repositorio Institucional. Universidad Ibeoramericana Puebla, México. 02-12-2019.  

02 janeiro, 2020

Uma pesquisa sobre design de infográficos para ensino de geografia

Na pesquisa realizada por Asami e Machado (2019) foi produzido um infográfico como incentivo para leitura de dados estatísticos do IBGE nas salas de aula de Geografia dos 7º e 8º anos do ensino fundamental nas escolas públicas do Brasil. O projeto utilizou um design participativo no qual, além do trabalho dos desenvolvedores, também foram coletadas opiniões de docentes e alunos, até chegar na versão final do infográfico.

Alguns dos resultados foram os seguintes:
▪  o uso dos personagens/ilustração impactou de forma positiva no nível de satisfação dos alunos;
▪  o uso dos ícones facilitou a leitura dos dados estatísticos;
▪  a ausência de cor impactou de forma negativa o nível de satisfação, contudo, uma vez que o aspecto “cor” não prejudica a compreensão da informação, optou-se por manter a paleta monocromática pelos relacionados à limitação econômica para impressão; e
▪  deduz-se que o infográfico foi capaz de promover a reflexão para a formação de cidadãos mais conscientes (ASAMI; MACHADO, 2019, p. 2522).

Imagem do infográfico desenvolvido por Asami e Machado:  https://www.behance.net/gallery/74707063/Infografico-Ensino-e-Aprendizagem-de-Geografia

Referência:

ASAMI, Larissa Yumi; MACHADO, Carolina Calomeno. A participação de usuários no processo de Design de Infográfico de dados estatísticos do IBGE – material de apoio ao ensino e aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. In: FADEL, Luciane Maria; SPINILLO, Carla; HORTA, Anderson; PORTUGAL, Cristina (Orgs.). Anais do 9º CIDI e 9º CONGIC, Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI, Belo Horizonte, Brasil, 2019, p. 2517-2523. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-participao-de-usurios-no-processo-de-design-de-infogrfico-de-dados-estatsticos-do-ibge-material-de-apoio-ao-ensino-e-aprendizagem-de-geografia-no-ensino-fundamental-33831