27 fevereiro, 2020

Novo coronavirus. Infográficos

A COVID-19 devido ao novo coronavírus  recebe a máxima atenção das autoridades sanitárias, mas a informação existente no site do Ministério da Saúde considero que é densa e poderia ser apresentada com uma melhor organização. Predomina a informação verbal escrita e não publicaram ainda infográficos sobre este importante tema, como não seja uma linha de tempo. Além disso, uma parcela significativa dos esforços teve que ser dedicada necessariamente ao combate dos boatos que pululam nas redes sociais sobre este tema. [Link

Falando disso, podemos ver oito dicas para evitar as Fake News neste link.

Deixando um pouco as notícias sobre o avanço do coronavírus que com certeza aumentarão nos próximos dias, o que podemos fazer como educadores, além de lutar contra os boatos, é velar pela difusão das informações úteis necessárias na escola e entre os alunos e seus pais ou responsáveis. A saber, são dois os aspectos principais que devem ser trabalhados: (1) as medidas de prevenção para evitar o contato e propagação do vírus e (2) o reconhecimento dos sintomas.

As medidas de prevenção individual são as mais importantes, e entre elas, as ações simples de higiene são fundamentais, como lavar bem as mãos com frequência e evitar o contato com objetos e animais que possam ter sido contaminados.  O novo coronavirus pode ficar ativo até nove dias nas superfícies como metal, plásticos e vidros [Link] e o período de incubação no corpo é de até 12 dias.

Procurando nos infográficos sobre este tema, selecionei vários que são bastante simples e dessa forma podem ajudar de forma mais fácil ou direta nas informações necessárias neste momento para nossos alunos.

Colocarei aqui um deles em português, dois em espanhol e um terceiro em inglês. 


Fonte: https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/sua-saude-agradece/infografico-coronavirus


https://ticsyformacion.com/2020/03/07/consejos-sobre-el-coronavirus-covid-19-infografia-infographic-health/

https://i1.wp.com/www.sopitas.com/wp-content/uploads/2020/01/coronavirus-info-256x320.jpeg


https://www.freepik.es/vector-gratis/infografia-virus-corona_6706041.htm

Procure se manter atualizado sobre este tema. Novas ações e recomendações podem ser divulgadas em qualquer momento. Por exemplo, uma dúvida é sobre o que devem fazer as pessoas que tiverem algum sintoma de gripe? O caminho correto é ir no médico imediatamente ou será alertar às autoridades médicas e evitar outros contatos inecessários?  

Observei que o ministério da saúde espanhol fez um infográfico com instruções claras em forma de fluxograma e um número de telefone para avisar as autoridades sanitárias. [Link] O infográfico foi divulgado também nas escolas de lá. É provável que o governo brasileiro adote medidas similares para informar à população nos próximos dias.   

Com certeza o tema do coronavírus (COVID-19) merece atenção, mas não podemos esquecer que existem outros vírus em circulação entre a população como o vírus da dengue ou de sarampo, de forma que o trabalho nas escolas com temas transversais como saúde e meio ambiente  deve ser constante.

2 comentários:

  1. Infografías en español de la Organización Panamericana de la Salud (OPS): https://www.paho.org/es/infografias

    También pueden verlas en inglés: https://www.paho.org/en/infographics

    ResponderExcluir
  2. Um artigo interessante sobre o mesmo tema, já quase na pós-pandemia.GUIMARAES, Cayley; MAZZAROTO FILHO, Marco A.; BASTOS, José Weslley de Souza. Information Design and the COVID-19 pandemic. International Journal for Innovation Education and Research, v. 10, n. 1, p. 47-62, 2022. https://doi.org/10.31686/ijier.vol10.iss1.3588

    ResponderExcluir