Alguns dos resultados foram os seguintes:
▪ o uso dos personagens/ilustração impactou de forma positiva no nível de satisfação dos alunos;
▪ o uso dos ícones facilitou a leitura dos dados estatísticos;
▪ a ausência de cor impactou de forma negativa o nível de satisfação, contudo, uma vez que o aspecto “cor” não prejudica a compreensão da informação, optou-se por manter a paleta monocromática pelos relacionados à limitação econômica para impressão; e
▪ deduz-se que o infográfico foi capaz de promover a reflexão para a formação de cidadãos mais conscientes (ASAMI; MACHADO, 2019, p. 2522).
Imagem do infográfico desenvolvido por Asami e Machado: https://www.behance.net/gallery/74707063/Infografico-Ensino-e-Aprendizagem-de-Geografia |
Referência:
ASAMI, Larissa Yumi; MACHADO, Carolina Calomeno. A participação de usuários no processo de Design de Infográfico de dados estatísticos do IBGE – material de apoio ao ensino e aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. In: FADEL, Luciane Maria; SPINILLO, Carla; HORTA, Anderson; PORTUGAL, Cristina (Orgs.). Anais do 9º CIDI e 9º CONGIC, Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI, Belo Horizonte, Brasil, 2019, p. 2517-2523. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-participao-de-usurios-no-processo-de-design-de-infogrfico-de-dados-estatsticos-do-ibge-material-de-apoio-ao-ensino-e-aprendizagem-de-geografia-no-ensino-fundamental-33831
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