02 janeiro, 2020

Uma pesquisa sobre design de infográficos para ensino de geografia

Na pesquisa realizada por Asami e Machado (2019) foi produzido um infográfico como incentivo para leitura de dados estatísticos do IBGE nas salas de aula de Geografia dos 7º e 8º anos do ensino fundamental nas escolas públicas do Brasil. O projeto utilizou um design participativo no qual, além do trabalho dos desenvolvedores, também foram coletadas opiniões de docentes e alunos, até chegar na versão final do infográfico.

Alguns dos resultados foram os seguintes:
▪  o uso dos personagens/ilustração impactou de forma positiva no nível de satisfação dos alunos;
▪  o uso dos ícones facilitou a leitura dos dados estatísticos;
▪  a ausência de cor impactou de forma negativa o nível de satisfação, contudo, uma vez que o aspecto “cor” não prejudica a compreensão da informação, optou-se por manter a paleta monocromática pelos relacionados à limitação econômica para impressão; e
▪  deduz-se que o infográfico foi capaz de promover a reflexão para a formação de cidadãos mais conscientes (ASAMI; MACHADO, 2019, p. 2522).

Imagem do infográfico desenvolvido por Asami e Machado:  https://www.behance.net/gallery/74707063/Infografico-Ensino-e-Aprendizagem-de-Geografia

Referência:

ASAMI, Larissa Yumi; MACHADO, Carolina Calomeno. A participação de usuários no processo de Design de Infográfico de dados estatísticos do IBGE – material de apoio ao ensino e aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. In: FADEL, Luciane Maria; SPINILLO, Carla; HORTA, Anderson; PORTUGAL, Cristina (Orgs.). Anais do 9º CIDI e 9º CONGIC, Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI, Belo Horizonte, Brasil, 2019, p. 2517-2523. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-participao-de-usurios-no-processo-de-design-de-infogrfico-de-dados-estatsticos-do-ibge-material-de-apoio-ao-ensino-e-aprendizagem-de-geografia-no-ensino-fundamental-33831

Nenhum comentário:

Postar um comentário