Letramento Crítico:[...] um enfoque transdisciplinar que busca compreender o papel de linguagens e suas tecnologias na construção de uma sociedade mais responsiva a setores socialmente marginalizados, sobretudo no que diz respeito às questões de gênero, raça, classe, etc. (BEVILÁQUA; LEFFA; KIELING, 2019, p. 762).
Algumas referências sobre letramento crítico:
AGRA, Christiane Batinga; IFA, Sergio. Ensino de Inglês para crianças nas séries iniciais do ensino público à luz dos multiletramentos. Letras & Letras (UFU), v. 34, p. 28-47, 2018. http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/39036
AHOUR, Touran; ZAFERANI, Pardis. A Critical Visual Analysis of Gender Representation of ELT Materials from a Multimodal Perspective. The Journal of Applied Linguistics, v. 9, n.18, p. 78-98, Spring & Summer 2016. http://journals.iau.ir/article_526521_0.html
ALEXOPOULOU, Angélica. La enseñanza de E/LE desde la perspectiva de la literacidad crítica. In: ______ (Ed.). Tendencias y líneas de investigación en lingüística aplicada a la enseñanza del español como lengua extranjera. Madrid: Ediciones del Orto, 2018, p. 61-79. https://www.academia.edu/38068291/Alexopoulou_Literacidadcrticay_ELE
ALVES, Janice Gonçalves. Teorias dos novos letramentos e multiletramentos: Perspectiva crítica no ensino de línguas estrangeiras. Papéis. Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, UFMS, Campo Grande, MS, v. 22, n. 43, p. 8-29, 2018. http://www.seer.ufms.br/ojs/index.php/papeis/article/view/5837
BALESTRA, A.; GASCA JIMÉNEZ, L. Pensamiento crítico, conciencia cultural y tecnología: actividades para cursos de español como L2. Revista Comunicación, v. 26, n. 2-17, p. 49-62, 14 dez. 2017. https://revistas.tec.ac.cr/index.php/comunicacion/article/view/3444
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Traçando caminhos: letramento, letramento crítico e ensino de espanhol. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins (Orgs.). Espanhol: Ensino Médio, col. Explorando o ensino. Espanhol v. 16, 2010, p. 119-136.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7836-2011-espanhol-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192
BARROS, Diogo Fagundes; IFA, Sérgio. Ensino-aprendizagem de língua inglesa e uso de mídias sociais no Projeto Casas de Cultura no Campus: gamification e letramento crítico. Revista Leitura, v. 2, n. 61, p. 137-155, 2018. http://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/5475/0
BARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Entrepalavras, v. 7, n. 1, p. 550-570, 2017. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/931
BENEDINI, Larissa Cristina Arruda de Oliveira. A formação do leitor crítico na aula de espanhol: a atitude curricular diante das brechas do livro didático. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 49, n. 1, p. 491-509, abr. 2020. http://dx.doi.org/10.21165/el.v49i1.2478
https://www.repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12183/Tese completa versão corrigida.pdf
BEVILÁQUA, André Firpo, VETROMILLE-CASTRO, Rafael; LEFFA, Vilson José. Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, n. 3, p. 929-954, 2021. https://doi.org/10.1590/1984-6398202116278
CANELO, Maria José. Telling Stories from Pictures: Visual Close-Reading Tools for a Critical Visual Literacy. In: LUÍS, Ana; NUNES, Adélia; MELLO, Cristina; CARECHO, Judite; RIBEIRO, Ana Isabel (Coords.). A formação inicial de professores nas humanidades: reflexões didáticas, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019, p. 161-180. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/88684
CASSANY, Daniel. Diez claves para aprender a interpretar. Leer.es, 2012. https://leer.es/documents/235507/247059/art_alum_ep_eso_leereradigital_10clavesparaaprenderrainterpretar_danielcassany.pdf
CASSANY, Daniel. Prácticas letradas contemporáneas: Claves para su desarrollo. Leer.es, 2011. https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21294/Cassany_LEERES.pdf [ver vídeos aqui].
CASSANY, Daniel. Aproximaciones a la lectura crítica: teoría, ejemplos y reflexiones. Tarbiya, n. 32 , 113 -132, 1er semestre del 2003. https://revistas.uam.es/tarbiya/article/view/7275
CASSANY, Daniel; CASTELLÀ, Josep M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, v. 28, n. 2, 353-374, jul./dez. 2010. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p353
COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Letramento crítico e exercício da problematização no desenvolvimento da compreensão leitora nas aulas de línguas. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 55, p. 1-28, 2023. https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/3813/3856
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. A formação do leitor crítico: contribuições dos livros didáticos de espanhol. In: BARROS, C.S. de; COSTA, E.G.de M. (Orgs.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2012b. http://www.letras.ufmg.br/site/e-livros/Se%20hace%20camino%20al%20andar-reflexoes%20em%20torno%20do%20ensino%20de%20espanhol%20na%20escola.pdf
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Da decodificação à leitura crítica: por onde transita o livro didático de espanhol? Revista X, v. 1, p. 59-77, 2011. https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/24607
COSTA, Giselda Dos Santos; XAVIER, Antonio Carlos. Critical visual literacy: the new phase of applied linguistics in the era of mobile technology. In: PAREJA-LORA, Antonio; CALLE-MARTÍNEZ, Cristina; RODRÍGUEZ-ARANCÓN (Eds.) New perspectives on teaching and working with languages in the digital era. Dublin, Ireland: Publisher: Research-publishing.net, 2016, p. 201-212. https://reference.research-publishing.net/publication/chapters/978-1-908416-35-3/434.pdf
COSTA, Patrícia Helena da Silva. Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças. Raído, Dourados, v. 14, n. 36, p. 233-251, dez. 2020. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11750
DUBOC, Ana Paula Martinez. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. Entretextos, v. 7, p. 189-203, 2007. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/viewFile/18539/14490
DUBOC, Ana Paula Martinez; FERRAZ, Daniel de M. . Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. Revista X, v. 1, p. 19-32, 2011. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/viewFile/23056/16914
DUFFY, Patricia Baeza; BADILLO, Carolina. Estudio de caso sobre una experiencia de alfabetización multimodal crítica a través del cine. Calidoscópio, v. 15, n. 3, p. 500-515, 2017. http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.09
FAJARDO, Margarita Felipe. Teaching Critical Literacy Using Multimodal Texts to College Students in the Philippines, Doctor of Education thesis, School of Education, University of Wollongong, 2016. http://ro.uow.edu.au/theses/4854
FERRAZ, Daniel de Mello. Os novos letramentos e o ensino de língua inglesa: expandindo perspectivas em contextos de educação superior de tecnologia. V@rvitu, v.1, 2012. http://www.academia.edu/6123356/Os_Novos_Letramentos_e_o_Ensino_de_L%C3%ADngua_Inglesa_expandindo_perspectivas_em_contextos_de_educa%C3%A7%C3%A3o_superior_de_tecnologia
FERRAZ, Daniel de Mello. Visual literacy: the interpretation of images in English classes. Revista Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 1 (10.ed.), número especial, p. 16-28, 2014. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1403
FERRAZ, Daniel de Mello. Novos letramentos e educação de línguas estrangeiras: problematizações e desafios. In: STELLA, P. R.; CAVALCANTI, I.; TAVARES, R.; IFA, S. (Orgs.). Transculturalidade e De(s)colonialidade nos Estudos em Inglês no Brazil. Maceió: Edufal, 2014, p. 53-84.
FERREIRA, Élida Paulina; SANTOS, Daiane Conceição Simões. Inovação no ensino: letramento crítico no smartphone em sala de aula de língua portuguesa / Innovation in education: critical literacy using smartphones in the Portuguese language lesson. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 11, n. 3, p. 252-267, dez. 2018. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/14134
FREITAS, Joelinton Fernando de. As potencialidades do Livro Didático para o letramento crítico em Língua Inglesa: um olhar sobre o livro Alive High. REAL - Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v 12, n. 1, 2019. https://tangara.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3138
JANKS, H. A importância do letramento crítico. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 15-27, 2 jul. 2018. http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/42961 [ver outros textos no mesmo número monográfico "Letramento crítico e ensino de língua"].
JANKS, Hilary. Panorama sobre letramento crítico In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize (Orgs.) Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: Outros sentidos para a Sala de aula de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 21-39.
JORDÃO, C. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p.69-90. http://www.academia.edu/5059656/Pedagogia_Cr%C3%ADtica_e_Letramento_Cr%C3%ADtico_farinhas_do_mesmo_saco
JORDÃO, Clarissa Menezes. o que todos sabem.... ou não: letramento crítico e questionamento conceitual. Revista Crop, v. 12, a. 2, p. 21-46, 2007. http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao12/v12a02.pdf
KUMMER, Daiane Aline; HENDGES, Graciela Rabuske. Mecanismos para o desenvolvimento do Letramento Crítico (Visual) no Livro Didático de Inglês. Ilha do Desterro. A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 73, n. 1, p. 79-108, jan. 2020. https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v73n1p79
KUMMER, Daiane Aline. O papel do material didático na promoção de letramento multimodal crítico. In: Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 6, abril 2016. V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-papel-do-material-didtico-na-promoo-de-letramento-multimodal-crtico-22572
KUMMER, Daiane Aline. Letramento multimodal crítico: sob a perspectiva de livros didáticos e de professores de inglês e de biologia. 2015. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2015. http://cascavel.ufsm.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6984
LIMA-DUARTE, Flávia Karolina; IFA, Sérgio. Língua espanhola e letramento crítico: experiência e reflexões. Interletras (Dourados), v. 7, p. 1-18, 2017. http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n25/conteudo/artigos/13.pdf
MARTÍNEZ LIROLA, María Violencia simbólica contra la mujer en los anuncios publicitarios: un análisis visual crítico. Íkala, v. 26, n. 2, p. 359-374, 5 may 2021. https://revistas.udea.edu.co/index.php/ikala/article/view/341969
MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Letramento crítico na escola pública: uma experiência na formação continuada de professores de Inglês como Língua Estrangeira. In: DUTRA, Deise; MELLO, Heliana Ribeiro de (Orgs.). Educação continuada: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Campinas, SP: Pontes Editores / Belo Horizonte, MG: Faculdade de Letras, 2013, p.21-76.
http://www.academia.edu/4685849/Letramento_Cr%C3%ADtico_na_Escola_P%C3%BAblica_uma_experi%C3%AAncia_na_forma%C3%A7%C3%A3o_continuada_de_professores_de_ingl%C3%AAs_como_l%C3%ADngua_estrangeira
MATTOS, A. M. A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. Revista X, v. 1, p. 33-47, 2011. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/download/22474/16915
MATTOS, Andréa Machado de Almeida; VALÉRIO, Kátia Modesto. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010. http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n1/08.pdf
MATTOS BRAHIM, Adriana Cristina S. de. Pedagogia crítica, letramento crítico e leitura crítica. Revista X, v. 1, n. 0, 2007. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/revistax/article/view/5376
MONTE MÓR, Walkyria. O ensino de línguas estrangeiras e a perspectiva dos letramentos. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins (Orgs.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2012, p. 37-50. http://www.letras.ufmg.br/site/E-livros/Se%20hace%20camino%20al%20andar-reflexoes%20em%20torno%20do%20ensino%20de%20espanhol%20na%20escola.pdf
MOREIRA, H. N.; MOREIRA, G. L. Letramento visual e crítico em ELE para fins específicos: leitura de anúncios publicitários como prática social e política. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 2, p. 1455–1480, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8657148
MOTTA, Aracelle Palma Fávero. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva docente, 2008. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/379-4.pdf
MULICO, Lesliê Vieira; LOBO, Valdiney da Costa. Ressignificando o material didático para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública a partir da Linguística Aplicada indisciplinar. Raído, Dourados, v. 14, n. 36, p. 103-120, dez. 2020. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11692
MULIK, Katia Bruginski; EDMUNDO, Eliana Gonçalves Santiago. Agência docente e criticidade na formação inicial de professores de línguas. In: Anais EDUCERE 2017, p. 24703- 24717. http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23685_13596.pdf
MULIK, Katia Bruginski; EDMUNDO, Eliana Gonçalves Santiago. Letramento crítico, formação inicial de professores de línguas e os ambientes virtuais de aprendizagem. In: Anais EDUCERE 2015, p. 27362- 27374. http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19262_11095.pdf
NEWFIELD, Denise. From visual literacy to critical visual literacy: An analysis of educational materials. English Teaching Practice and Critique, v. 10, n. 1, April 2011. http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ935564.pdf
OLIVEIRA, Rogério Macedo de. Texto publicitário em livros didáticos de Língua Portuguesa: reconfigurando práticas de leitura a partir do Letramento Crítico. Linguagem & Ensino, v. 22, n.1, p. 102-129, 2019. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16134
PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira; LIMA, Ana Maria Pereira. Uma análise multimodal em propostas de redação do ENEM (2009 e 2016) sob a perspectiva do letramento visual crítico. HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES, v. 3, n. 4, p. 63-93, ago. 2018. http://periodicos.ufam.edu.br/HonNoMushi/article/view/4492
PATIÑO SANTOS, Adriana. Propuesta 42. Adaptar, crear o diseñar materiales educativos siguiendo una perspectiva intercultural. In: FETE-UGT (Eds.). Libro blanco de la educación intercultural. Unión General de Trabajadores: Secretaría Para la Igualdad de la Comisión Ejecutiva Confederal de UGT y Secretaría de Políticas Sociales de la Federación de Trabajadores de la Enseñanza (FETE-UGT), 2010, p. 149-151. http://aulaintercultural.org/2010/07/07/adaptar-crear-o-disenar-materiales-educativos-siguiendo-una-perspectiva-intercultural/
PEREIRA, Íris Susana Pires. A multiliteracies approach to online reading to learn: A case study. Pedagogies. An International Journal, 2020. https://doi.org/10.1080/1554480X.2020.1826946
PINHEIRO, Michelle Soares. O letramento multimodal crítico: o discurso discente sobre política nas aulas de espanhol. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, vol. 19, n. 3, p. 455-476, 2019.
http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201813035
PINHEIRO, Michele Soares. O letramento multimodal crítico a partir da obra de arte "Guernica" nas aulas de espanhol. In: LENDL, Aluizio; PINHEIRO, Michele Soares (Orgs.). Multimodalidade: perspectivas teóricas e aplicadas, João Pessoa, PB: Ideia, 2018, p. 68-81.
http://www.ideiaeditora.com.br/site/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2018/12/Ebook-Lendl-finalizado.pdf
PINHEIRO, Michelle Soares. Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, n. 4, p.575-593, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820159956
PREDEBON, Nathalia Rodrigues Catto. Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no Livro Didático de Inglês com base em gêneros dos quadrinhos. 2015. 241f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2015. http://cascavel.ufsm.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7228
ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco; MORGAN, Brian. Critical perspectives in Language Education and Literacies. Revista de Letras Norte@mentos, v. 10, n. 23, p. 64-79, outubro 2017. http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/2981
ROCHA, Cláudia Hilsdorf; HIBARINO, Denise Akemi; KAWACHI, Guilherme Jotto; MOYSES, Luisa Ianhes; OLIVEIRA, Natália Franzoni de. Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário. Raído, v. 10, n. 23, p. 40-59, 2016. http://ojs.ufgd.edu.br/ojs/index.php/Raido/article/view/6023
ROMANCINI, Richard; CASTILHO, Fernanda. Novos letramentos e ativismo: aprendizagens formal e informal nas ocupações das escolas em São Paulo. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 14, n. 26, 2017. http://alaic.org/revistaalaic/index.php/alaic/article/view/922
SAMPAIO, Danúbia Aline Silva; DE MELLO, Ana Paula Rezende; SANTOS, Camila de Souza. O que os olhos não leem a sociedade sente: a leitura crítica do gênero notícia em sala de aula. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, p. 147-169, set. 2019. http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1453
SANTOS, Rodolfo Rodrigues Pereira dos; IFA, Sérgio. O letramento crítico e o ensino de inglês: reflexões sobre a prática do professor em formação continuada. the ESPecialist, v. 34, n. 1, p. 1-23, 2013. http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/viewFile/19231/14311
SCHIEBLE, Melissa. Reading Images en American Born Chinese through Critical Visual Literacy. English Journal, v. 103, n. 5, p. 47-52, 2014. http://www.academia.edu/7696104/Reading_images_in_American_Born_Chinese_through_critical_visual_literacy
SILVA, Jhuliane Evelyn da. Livro didático e letramento crítico: um diálogo possível? Moara, ed. 51, p. 153-173, 2019. https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/7341
SILVA, Maria Zenaide Valdivino de. O letramento multimodal crítico no ensino fundamental: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. Tese (doutorado) - Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós- Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2016. http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Tese_Maria%20Zenaide.pdf
SILVA, Maria Zenaide Valdivino da. Letramento visual e Análise do Discurso Crítica: aplicações para o ensino de línguas. In: Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade. Mossoró-RN: Queima bucha, 2014, p. 72-80.
https://drive.google.com/file/d/0Bx--G3wl0DHER2Y2aG1vLXF4elU/edit
SILVA, R. F. da. A formação do professor de língua inglesa crítico reflexivo para uma educação antirracista. Revista Intersaberes, v. 19, p. e24tl4022, 2024. https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2638
SOUZA, Lynn Mário T. Menezes de; MONTE MÓR, Walkyria.Conhecimentos de línguas estrangeiras. In: BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Vol. 1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 85-124. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf
TAGATA, W. Experiências de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino superior dentro de uma proposta de multimodalidade e letramento crítico. Revista X, v. 1, n. 1, 2011. https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/24386/16918
THOMPSON, Dana Statton. Teaching students to critically read digital images: a visual literacy approach using the DIG method. Journal of Visual Literacy, v. 38, n. 1-2, p. 110-119, 2019. https://digitalcommons.murraystate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1022&context=faculty
https://doi.org/10.1080/1051144X.2018.1564604
TILIO, Rogério. Currículo e material didático no ensino de línguas estrangeiras: reflexões e apresentação de uma proposta. The Especialist, São Paulo (SP), v. 44 n.1, p. 22-42, jan./jul. 2023. https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/60681/41920
TILIO, Rogério. The role of coursebooks in language teaching. In: GARCIA, T. M. F. B. et al. (Orgs). Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais didáticos e das mídias educativas. Curitiba: IARTEM; NPPD, UFPR, 2013, pp. 462-470. http://www.nppd.ufpr.br/nppd/wp-content/themes/nppd/arquivos-iartem/IARTEM-BRAZIL-volume.pdf
TILIO, Rogério. Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, p. 997-1025, 2012. http://www.scielo.br/pdf/rbla/2012nahead/aop0712
VALERO, María José; VÁZQUEZ, Boris; CASSANY, Daniel. Desenredando la web: la lectura crítica de los aprendices de lenguas extranjeras en entornos digitales. Ocnos. Revista de Estudios sobre Lectura, 13, p. 7-23, 2015. http://www.revista.uclm.es/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2015.13.01
VARGAS FRANCO, Alfonso. Literacidad crítica y literacidades digitales: ¿una relación necesaria? Folios, n. 42, p. 139-160, 2015. http://www.scielo.org.co/pdf/folios/n42/n42a10.pdf
VENCES, Ursula.Ver – observar – entender. Fomentar la competencia visual crítica. In: V Congreso Internacional de FIAPE: ¿Qué español enseñar y cómo? Variedades del español y su enseñanza. Red ELE. Biblioteca virtual, número especial, 2015. http://www.mecd.gob.es/dctm/redele/Material-RedEle/Numeros%20Especiales/2015-v-congreso-fiape/comunicaciones/32.-ver-observar-entender--vencesursula.pdf?documentId=0901e72b81ec606d
XAVIER, João Paulo. Letramento Crítico e o Ensino de Língua Estrangeira na Escola Pública: Brechas e Possibilidades. In: Blucher Design Proceedings "V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos", v. 2, n. 6, p. 26-39, abril 2016. http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/letramento-crtico-e-o-ensino-de-lngua-estrangeira-na-escola-pblica-brechas-e-possibilidades-22569
XAVIER, João Paulo. Letramento visual crítico: leitura, interpretação e apropriação das imagens dos livros didáticos. dissertação [mestrado] Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-A77LCL/1735m.pdf?sequence=1
ZARATE PEREZ, Adolfo. Habilidades de lectura crítica en los libros de texto de educación secundaria. Revista Signos, Valparaíso, v. 52, n. 99, p. 181-206, marzo 2019. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-09342019000100181&lng=es&nrm=iso
Nenhum comentário:
Postar um comentário