Falando disso, podemos ver oito dicas para evitar as Fake News neste link.
Deixando um pouco as notícias sobre o avanço do coronavírus que com certeza aumentarão nos próximos dias, o que podemos fazer como educadores, além de lutar contra os boatos, é velar pela difusão das informações úteis necessárias na escola e entre os alunos e seus pais ou responsáveis. A saber, são dois os aspectos principais que devem ser trabalhados: (1) as medidas de prevenção para evitar o contato e propagação do vírus e (2) o reconhecimento dos sintomas.
As medidas de prevenção individual são as mais importantes, e entre elas, as ações simples de higiene são fundamentais, como lavar bem as mãos com frequência e evitar o contato com objetos e animais que possam ter sido contaminados. O novo coronavirus pode ficar ativo até nove dias nas superfícies como metal, plásticos e vidros [Link] e o período de incubação no corpo é de até 12 dias.
Procurando nos infográficos sobre este tema, selecionei vários que são bastante simples e dessa forma podem ajudar de forma mais fácil ou direta nas informações necessárias neste momento para nossos alunos.
Colocarei aqui um deles em português, dois em espanhol e um terceiro em inglês.
Fonte: https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/sua-saude-agradece/infografico-coronavirus |
https://ticsyformacion.com/2020/03/07/consejos-sobre-el-coronavirus-covid-19-infografia-infographic-health/ |
https://i1.wp.com/www.sopitas.com/wp-content/uploads/2020/01/coronavirus-info-256x320.jpeg |
https://www.freepik.es/vector-gratis/infografia-virus-corona_6706041.htm |
Procure se manter atualizado sobre este tema. Novas ações e recomendações podem ser divulgadas em qualquer momento. Por exemplo, uma dúvida é sobre o que devem fazer as pessoas que tiverem algum sintoma de gripe? O caminho correto é ir no médico imediatamente ou será alertar às autoridades médicas e evitar outros contatos inecessários?
Observei que o ministério da saúde espanhol fez um infográfico com instruções claras em forma de fluxograma e um número de telefone para avisar as autoridades sanitárias. [Link] O infográfico foi divulgado também nas escolas de lá. É provável que o governo brasileiro adote medidas similares para informar à população nos próximos dias.
Com certeza o tema do coronavírus (COVID-19) merece atenção, mas não podemos esquecer que existem outros vírus em circulação entre a população como o vírus da dengue ou de sarampo, de forma que o trabalho nas escolas com temas transversais como saúde e meio ambiente deve ser constante.