Conservas em lata com mensagens enviadas em doações para os equatorianos. [fonte via].
O tema do forte terremoto que aconteceu no Equador uma semana atrás e suas terríveis consequências pode ser motivo para trabalhos interdisciplinares em diversos níveis com seus alunos.
Por exemplo, o mais simples poderia ser utilizar estes infográficos a continuação que mostram os artigos mais necessitados para doar para os danificados. É um léxico de nível básico, mas que também pode ser utilizado com alunos de níveis intermediários.
Já estará bem se os alunos realizam uma tarefa rápida de relacionar cada nome com o ícone do produto correspondente, mas também você pode propor seguir com uma conversa ou pesquisa sobre as possíveis variações dos nomes de alguns dos produtos em outros países (exemplo: peinilla > peineta).
Como forma de contribuir com o letramento multimodal e digital é possível mostrar como fazer pesquisas específicas por países no Google, assim como discutir o layout geral desses infográficos nos aspectos textuais, gráficos e de design. Por exemplo, podem analisar se cada ícone está bem ou poderia ser representado de uma forma melhor ou com cores diferentes.
Também podem discutir de forma geral sobre os temas das doações, ajudas, voluntariado, tarefas humanitárias, etc, ou aprofundar sobre o terremoto do Equador, por exemplo, na página específica construída na Wikipédia, assim como estudar as causas dos terremotos, outros exemplos, etc.
As possibilidades de trabalho interdisciplinar são muito amplas e se os alunos decidem ajudar também aos danificados equatorianos, por que não? Não precisa ser necessariamente com dinheiro ou produtos, mas um vídeo gravado com mensagens de alento e conforto para os escolares equatorianos pode ser muito relevante.
As imagens ou infográficos aqui mostrados foram retirados do site oficial Ecuador Listo y Solidario que centraliza as informações e ajudas para as vítimas do terremoto.
Material adicional em espanhol:
Este breve vídeo-infográfico também mostra algum léxico sobre as doações solicitadas. Observem, por exemplo a variação no nome frijol/frejol [link do vídeo].
Leiam ou escutem esta notícia sobre a situação atual "ONU y Ecuador solicitan 72,7 millones de dólares para asistir a las personas afectadas por el terremoto" [22-04-2016].