No último número da revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (vol. 11, n. 2, 2016), dedicado às perspectivas discursivas da divulgação/popularização da ciência, aparece, entre outros artigos interessantes, o trabalho de Juliana Souza intitulado "Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia".
O artigo em cerne analisa um megainfográfico de divulgação científica midiática (DCM) aparecido em página dupla na revista Saúde é Vital. Como resultado mostra-se que a configuração multissemiótica da infografia utiliza procedimentos descritivo-explicativos e argumentativos. O sujeito-alvo pode situar-se favorável ou não à verdade construída sincreticamente mediante palavras e imagens. Pode-se concluir que o infográfico DCM: realiza ação demonstrativo-argumentativa quando apresenta evidências; divulga midiaticamente fatos e fenômenos científicos; integra ações de letramento científico formal e informal.
fonte: Souza (2016, p. 202).
A autora não defende que a infografia simplesmente facilite a atividade leitora, já que se cria um novo modo de dizer especial e específico. Sustenta que a otimização informativa requer, isto sim, novos alfabetismos e inovadoras capacidades de produção e compreensão do texto (SOUZA, 2016, p. 204).
Como é de praxe, a referência deste artigo foi acrescentada à lista de artigos sobre infográficos que consideramos de importância para os professores.
Referência
SOUZA, Juliana Alles de Camargo de. Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 11, n. 2, p. 190-206, 2016. http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/23502
O que é um infográfico? De forma simples pode ser definido como uma representação visual diagramática, sintética e criativa que apresenta de forma clara e rápida informações, dados ou conhecimentos sobre algum conceito ou tema utilizando textos curtos, gráficos, desenhos e outros elementos. Este blog, preparado pelo professor Gonzalo Abio, reúne exemplos, comentários e cursos sobre o uso de infográficos e visualização de informações na educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada pela visibilidade . Acabo de enviar um e-mail para ti.
ResponderExcluirFazia tempo que não visitava seu blog. Peço perdão!!!
Está muito interessante!!!
Parabéns pelo blog. Estou desenvolvendo minha dissertação de mestrado com foco nesse gênero discursivo, o infográfico, e com foco também na popularização da ciência.
ResponderExcluirGrande abraço!!
Isabel Cristina Costa
Boa sorte na pesquisa, Isabel!!
ResponderExcluirCompartilhe os resultados que tiver para que outros fiquem sabendo sobre essas possibilidades também!
Abraços,
Gonzalo