03 julho, 2018

Portal Sistema FM - Exemplo de um curso com infográficos

página inicial do Portal Sistema FM http://portalsistemafm.fob.usp.br

Por meio do artigo de Medina et al. (2018) tomei conhecimento do Portal Sistema FM, um lindo projeto desenvolvido por professores e pesquisadores da USP campus Bauru para treinamento dos profissionais que utilizam o Sistema de Frequência Modulada (FM)

O Sistema FM auxilia crianças com deficiência auditiva usuárias de próteses auditivas e/ou implantes cocleares na melhora da compreensão do sinal de fala e diminui o ruído de fundo, principalmente no ambiente escolar. 

No portal Sistema FM, as informações para o curso foram distribuídas em sete módulos, seis com conteúdos, e outro dedicado á avaliação do portal.

Por que comentamos sobre este portal neste blog dedicado a infográficos? Porque muitos dos conteúdos dos módulos do curso foram elaborados em forma de infográficos, como podemos ver neste exemplo:

Exemplo de infográfico de um dos módulos do curso do Portal Sistema FM

Como podemos ler no artigo mencionado de Medina et al. (2018), na avaliação realizada por 30 profissionais através da Ficha de Pesquisa Motivacional, os resultados demonstraram alta satisfação motivacional, onde os participantes consideraram o portal como impressionante. 

As respostas do questionário também foram analisadas de acordo com os quatro princípios do Design de Informação: comunicação, cognição, estética e usabilidade. O domínio “Organizado” e o princípio da “Estética” foram os mais pontuados, o que demonstra a facilidade de leitura de conteúdos complexos e extensos através dos infográficos.

Em resumo, o acesso aos módulos impactou positivamente no trabalho dos profissionais, segundo a pesquisa publicada.

Realmente, os conteúdos do Portal FM causam uma impressão muito boa. Convido vocês para navegar pelo portal e conhecer o design geral e infográficos com os conteúdos desse fantástico curso. http://portalsistemafm.fob.usp.br


Referencias
MEDINA, Camila; MACHADO, Tacianne Kriscia; JACOB, Regina Tangerino de Souza; DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara. Contribuições da infografia para o treinamento de profissionais que atuam com alunos usuários de Sistema FM. In: Blucher Design Proceedings, v. 4 n. 5 - Guilherme Santa Rosa; Cristina Portugal (Orgs.). Anais do 8º CIDI e 8º CONGIC. Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI, Natal, Brasil, 2017, abril 2018, p. 348-360. 
https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/contribuies-da-infografia-para-o-treinamento-de-profissionais-que-atuam-com-alunos-usurios-de-sistema-fm-28018

http://portalsistemafm.fob.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário