14 julho, 2018

14 princípios recomendados pela APA para apoiar o aprendizado nas escolas

Este infográfico em espanhol mostra com alguma interatividade os 14 princípios propostos pela American Psychological Association (APA) que devem ser levados em consideração para apoiar o aprendizado nas escolas.   

fonte: https://www.theflippedclassroom.es/14_principios_enfoque_ensenanza_centrada_alumno/

Os quatorze princípios elaborados pela APA são muito úteis, mas também devemos dizer que, na realidade, esta lista corresponde com a versão publicada em 1995. O documento mais recente, intitulado Top 20 Principles from Psychology for Pre K-12 Teaching and Learning, foi publicado pela APA em 2015 e possui versões em português, espanhol e outras línguas [Link].

Voltemos para a análise deste infográfico. 

A representação dos princípios em forma de percurso talvez não seja a melhor solução e poderia ser uma alternativa melhor utilizar círculos solapados, pois educação é um construto complexo e interativo e esses fatores ou princípios, na realidade, são interdependentes, como bem explicam Alexander e Murphy (2000), mas devemos reconhecer que o caminho da compreensão dessa forma é bastante simples e possivelmente efetivo em termos de apreensão visual/aprendizagem por parte dos leitores usuários.  

Em resumo, este infográfico interativo parece ser útil e informativo. 

Reparem também que foi feito com Genially, um serviço web de construção de infográficos especializado em infográficos dinâmicos. Nele, qualquer pessoa pode preparar infográficos com alguma interatividade como é o caso deste exemplo analisado. 

Referência

ALEXANDER,  Patricia A.; MURPHY,  P. Karen. The Research Base for APA's Learner-Centered Psychological Principles. In: LAMBERT, N.; McCOMBS, B. (Eds.). How students learn, Washington, D.D.: American Psychological Association, 2000, p. 25-60. 
https://www.researchgate.net/publication/232541621_The_Research_Base_for_APA's_Learner-Centered_Psychological_Principles


Nenhum comentário:

Postar um comentário