07 agosto, 2015

Gráficos, infográficos e letramento científico


Falando de letramento científico, ontem tive a oportunidade de ver, na reunião itinerante do Conselho Nacional de Educação que aconteceu na cidade de Maceió, os resultados da pesquisa nacional realizada para conhecer o nível de letramento científico da população brasileira [ver a notícia aqui].

A pesquisa sobre o Letramento Científico (LC) foi feita pelo Instituto Abramundo, com a parceria da Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro

São quatro os níveis de indicadores de Letramento Científico (ILC) que foram considerados nessa pesquisa:

Nível 1 - Letramento não-científico
[Os indivíduos] Não tem domínio das habilidades de reconhecimento e localização de informações técnicas e/ou científicas apresentadas em suportes textuais simples (gráficos e tabelas simples, textos narrativos curtos) envolvendo temáticas frequentemente presentes em situações cotidianas.

Nível 2- Letramento científico rudimentar
Revelam a capacidade de resolver problemas cotidianos que exigem o domínio de linguagem científica básica, por meio da interpretação e da comparação de informações apresentadas em diferentes suportes textuais (gráficos com maior número de variáveis, rótulos, textos jornalísticos, textos científicos, legislação) com diversas finalidades.

Nível 3 - Letramento científico básico
Apresentam a capacidade de elaborar propostas para resolver problemas em diferentes contextos (doméstico ou científico) a partir de evidências técnico e/ou científicas apresentadas em diferentes suportes textuais (infográficos, conjunto de tabelas e gráficos com maior número de variáveis, manuais, esquemas) com finalidades diversas. A construção de argumentos para justificar a proposta apresentada exige neste nível o estabelecimento de relações intertextuais e entre variáveis.

Nível 4 - Letramento científico proficiente
Avaliam e confrontam propostas e afirmações apresentadas em linguagem científica de maior complexidade, envolvendo diferentes contextos (cotidianos e científicos). Para justificar as decisões apresentadas, os indivíduos aportam informações extratextuais para formular argumentos capazes de confrontar posicionamentos diversos (científicos, tecnológicos, do senso comum, éticos) por meio de linguagem relacionada a uma visão científica de mundo. Dentre os temas propostos podemos citar: potência do chuveiro, temperatura global, biodiversidade, astronomia e genética.

[observação: a descrição destes quatro níveis a tomei da apresentação de ontem, porque gostei mais desta redação que a que está no relatório impresso. Ver nas referências os documentos  da Abramundo com a descrição dos indicadores originais].

Por que faço este comentário neste blog?

Porque como podemos ver acima, as habilidades para ler e interpretar gráficos e infográficos são muito importantes na compreensão leitora em geral. Isso pode ser apreciado com esta amostra de item correspondente com o nível 4 do ILC. 


Embora a prova do PISA seja feita com uma metodologia diferente que a pesquisa do ILC mencionada, podemos ver também o uso de gráficos ou infográficos neste exemplo liberado do PISA 2015 que, nesta ocasião, teve sua ênfase na avaliação de conhecimentos científicos dos alunos de 15 anos.

fonte: OECD (2015, p. 11).

O resultado da pesquisa nacional sobre LC da Abramundo mostrou que apenas 5% da população possui um nível proficiente e também que o ILC  aumenta com o nível escolar. 


Em resumo, como docentes não podemos desatender a leitura e compreensão de gráficos e infográficos e de temas científicos, assim como despertar a curiosidade e sede de aprendizagem de nossos alunos.

Para fechar este post, deixo uma sugestão de vídeo que foi apresentado ontem pelo professor Anderson Gomes, da UFPE, no evento mencionado.



Referências
ABRAMUNDO. ILC - Indicador de Letramento Científico. Sumário executivo de resultados, 2014. Instituto Abramundo/Ação educativa/Instituto Paulo Montenegro, 2014. http://www.institutoabramundo.org.br/wp-content/uploads/2014/11/ILC_Indice%20Letramento%20_Cientifico_FCC.pdf

ABRAMUNDO. Indicador de Letramento Científico. Relatório técnico da edição 2014. Instituto Abramundo/Ação educativa/ Instituto Paulo Montenegro, 2014.  
http://www.institutoabramundo.org.br/wp-content/uploads/2014/11/relatorio-final-ilc-jul2014-2.pdf 

GUIMARAES, Camila. Um país de analfabetos científicos. Època, 08-09-2014. http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/09/um-pais-de-banalfabetos-cientificosb.html

OECD. PISA 2015.  Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Exemplos de Itens liberados de Ciências. Consórcio do PISA 2015. http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/itens_liberados_ciencias_pisa_2015.pdf

TOKARNIA,  Mariana. Maior parte dos brasileiros sabe pouco sobre ciências, diz pesquisa. Agência Brasil, 06-08-2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário