O ano de 2021 teve a maior queda de vacinação infantil no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). De acordo com as entidades, 25 milhões de crianças estavam com a imunização atrasada. A maioria vive em países de média e baixa renda como Índia, Nigéria, Indonésia, Etiópia e Filipinas.
O Brasil estava entre os 10 países com o maior número de crianças que não receberam as vacinas essenciais. No país, três em cada dez crianças não receberam vacinas necessárias (EBC, 2022).
Os professores de inglês na educação básica podem utilizar infográficos simples como este para introduzir o tema da importância da vacinação.
Dez países com baixa cobertura vacinal. Fonte: CDC
É importante que todas as crianças e jovens recebam as vacinas de rotina para ficar protegidas de doenças infecciosas que podem se propagar rapidamente. Também é necessário receber todas as doses da série de vacinação e que o maior número de pessoas sejam vacinadas para aumentar a proteção da população em geral.
Fonte: Página de recursos do CDC.
Vários mitos circulam sobre a vacinação infantil e as respostas para refutar eles podem ser encontradas em português, inglês ou espanhol no site da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).
Como este blog focaliza no trabalho na escola com infográficos e o tema das vacinas suscita muitas dúvidas e receios, vou tomar como exemplo um excelente exemplo de visualização de dados que mostra como a vacinação ajuda de fato na redução das doenças.
Esta visualização de dados foi produzida por Tynan DeBold e Dov Friedman e foi publicada no The Wall Street Journal em fevereiro de 2015. Os gráficos mostram de forma clara, em uma série histórica ao longo de 70 anos, como várias doenças foram reduzidas após a vacinação da população norte-americana.
Cada bloco equivale a cem mil pessoas e a linha vertical preta indica quando foi iniciada a vacinação.
Sarampo
Fonte: DeBold, T.; Friedman, D. Battling Infectious Diseases in the 20th Century: The Impact of Vaccines. Feb. 11, 2015. http://graphics.wsj.com/infectious-diseases-and-vaccines
Na minha opinião, estes gráficos podem ser bastante convincentes. Não acham?
Como professores de línguas também podemos contribuir com este importante assunto, trabalhando o tema com os alunos. Vamos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário