A nova marca do Governo Federal é vibrante, colorida e diversa como o Brasil. As cores foram inspiradas na bandeira brasileira, unidas ao preto e vermelho para representar a diversidade. Na peça gráfica, "Brasil" está em destaque e as suas formas geométricas, linhas e interseções que compõem as letras remetem ao conceito da nova gestão: União e Reconstrução.
A tipografia é composta pelo uso estilizado de elementos da bandeira nacional, como o triângulo apontando para cima e o círculo azul central.
A marca foi divulgada na Portaria nº 8.136, de 10 de janeiro de 2023 e publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Podemos trabalhar letramento multimodal com a marca Brasil?
Dados recentes mostram que o trabalho na escola com gêneros multimodais é raro, principalmente em relação com sua produção (Coscarelli e Ribeiro, 2022), mas esse trabalho pode ser feito por etapas, do mais simples para o mais complexo e com exemplos diversos. Educar o olhar é importante.
Por exemplo, os docentes podem dedicar alguns minutos de uma aula para mostrar a marca Brasil para seus alunos e pedir para analisar e comentar o que poderia representar essa construção multimodal e como eles a interpretam. Também será útil chamar a atenção sobre a função por separado dos modos verbal e visual e como eles se complementam quando ficam juntos devido à complementaridade intersemiótica, assim como o papel do design no arranjo multimodal e como os modos semióticos são "orquestrados" no proceso de construção de significado.
A noção de complementaridade intersemiótica entre texto e imagem significa que os dois recursos realizam um trabalho semiótico conjunto para produzir a coerência do texto multimodal. É válido resaltar que essa complementaridade é sinérgica, isto é, não apenas uma coocorrência dos modos textual e visual em um mesmo texto multimodal, pois o efeito total é maior que a soma de cada parte (Royce, 1998, 2002).
A partir de uma atividade simples como essa de leitura e análise multimodal, outros momentos podem ser dedicados para uma análise de exemplos vindos de outros países e de campanhas diversas.
Sugestão de leituras adicionais
ABIO, G. Una introducción a la multimodalidad en la comunicación y el aprendizaje. Implicaciones para la enseñanza, 2018.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais na sala de aula: exercícios. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 24–38, 2020.
ROYCE, T. Synergy on the page: Exploring intersemiotic complementarity in page-based multimodal text. JASFL Occasional Papers, v. 1, n, 1, p. 25-49, 1998.
ROYCE, T. Multimodality in the TESOL Classroom: Exploring Visual-Verbal Synergy. TESOL QUARTERLY, vol.36, núm. 2, pp. 191-205. 2002.
SANTOS, Z. B. dos; PIMENTA, S. M. O. Da semiótica social à multimodalidade: a orquestração de significados. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v.12, n.2, 2014, p. 295-324.
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