A primeira postagem deste ano 2017 é sobre um infográfico em espanhol que conhecemos por meio do blog especializado de Alfredo Vela "TICs y Formación". Este infográfico está dedicado ao importante tema de quando utilizar um infográfico e quando não.
Como podem ver, a primeira parte deste infográfico é de tipo comparativo, que muda na segunda parte para mostrar um processo.
Cores adequadas e um bom uso do espaço e tamanho de cada elemento (texto, imagem, ícones, linhas, marcos) fazem que este infográfico seja percebido como de boa qualidade e que provavelmente foi feito por um profissional, mas aproveito para fazer a pergunta seguinte.
Qualquer usuário, com um pouco de conhecimentos e de atenção para esses aspectos, não poderia construir um infográfico de boa qualidade como esse?
Observem que não é necessário ser um ilustrador ou artista profissional para reunir de forma coerente e coesa os elementos que formam o conjunto multimodal de um infográfico como esse.
No âmbito escolar, sem dúvidas, a mediação do professor pode ser muito importante, para o qual uma metalinguagem adequada será necessária, mas com atenção para cada detalhe, os alunos produtores-designers podem perceber como os diversos modos e seus atributos podem ser articulados (orquestrados, segundo a semiótica social) para a produção de significados objetivando a representação, organização textual e estabelecimento de relações com o leitor através de uma produção de um gênero multimodal como este.
via Bizpills.es
O que é um infográfico? De forma simples pode ser definido como uma representação visual diagramática, sintética e criativa que apresenta de forma clara e rápida informações, dados ou conhecimentos sobre algum conceito ou tema utilizando textos curtos, gráficos, desenhos e outros elementos. Este blog, preparado pelo professor Gonzalo Abio, reúne exemplos, comentários e cursos sobre o uso de infográficos e visualização de informações na educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário