18 fevereiro, 2015

Jornalismo científico e infográficos

Observamos que os pesquisadores, com frequência cada vez maior, optam por divulgar os principais dados de suas pesquisas em forma de infográficos (ver exemplo), mas consideramos que a Revista Brasileira de Expressão Gráfica (RBEG)  é inovadora no sentido que cada um dos artigos publicados nela está acompanhado de um infográfico relacionado.

Na página principal da revista aparece textualmente o aviso seguinte:
"Experimente, antes de realizar a leitura de um artigo que lhe interesse, visualizar o infográfico a ele associado. A possibilidade de conhecer o tema através do infográfico complementa o texto apresentado no resumo e é um dos diferenciais desta Revista."

Por exemplo, o artigo "Raízes da Associação Brasileira de Expressão Gráfica" (COSTA, 2013) aparece acompanhado deste infográfico:



A dissertação produzida por Campos (2014) "O infográfico como ferramenta de estimulo à leitura de artigos científicos" mostrou, com base em um questionário e um instrumento específico de navegação utilizados para averiguar a experiência de interação entre os leitores com esse meio de auxílio à informação, que a presença dos infográficos associados aos artigos selecionados dessa revista contribuem no sentido de despertar interesse na leitura dos artigos, sobretudo entre o público mais jovem.

Referências

CAMPOS, Bruno Indalencio de.  O infográfico como ferramenta de estimulo à leitura de artigos científicos. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica. Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/128983/330005.pdf

COSTA,  Mario Duarte. Raízes da Associação Brasileira de Expressão Gráfica, RBEG, v. 1, n. 1, 2013, Disponível em: http://rbeg.net/artigos/artigo5.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário