04 novembro, 2017

L.O.T.C.H. Um modelo esquemático para classificação de infográficos impressos


Alves e Aguiar (2017) produziram um modelo esquemático de organização da informação em infografia para auxiliar na classificação de infográficos impressos. Como material de análise, utilizaram infográficos publicados na Revista Superinteressante, entre 2010 e 2015. 

Os autores introduziram as seguintes referências esquemáticas no modelo: mapa, gráfico (barra, pizza, etc.), fluxograma, organograma, lista, fotografia, ilustração, diagramas, quadros, tipografia, passo a passo, storyboard, cronologia, score, ficha, tabela, checklist e ranking.

Após testar uma primeira versão do modelo com alunos de Design Informacional de uma universidade privada, a segunda versão do modelo ficou com as categorias seguintes: Localização, Ordenação, Tempo, Categoria e Hierarquia, daí seu nome com a sigla L.O.T.C.H., formado pela letra de cada categoria.

- Localização: elementos organizados espacialmente. Indicado quando conexões físicas e geográficas são importantes para a compreensão, como mapas, rotas de transporte, guias de viagem, corpo humano.
- Ordenação: elementos organizados seguindo uma ordem. Indicado para estabelecer relação de ordem entre informações, como tabelas, escores, listas, checklists, fichas.
- Tempo: elementos organizados sequencialmente. Indicado quando o conhecimento de uma cadeia de eventos ou ações e relevante ao contexto, como calendários, instruções, linhas do tempo.
- Categoria: elementos organizados em classes. Indicado para evidenciar uma característica dentro de um conjunto de informações, como qualquer organização que agrupe algum tipo de similaridade.
- Hierarquia: elementos organizados segundo uma prioridade. Indicado para atribuir peso ou valor na ordem informativa, como cadeia alimentar, instruções de emergência.


(ALVES, AGUIAR,  2017, p. 282)

Referência
ALVES,  Gabriel Ferreira;  AGUIAR,  Michelle Pereira. Modelo esquemático para classificação e categorização sintática da infografia impressa. Infodesign, v. 14, n. 2, p. 273-284, 2017. https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/607

Nenhum comentário:

Postar um comentário