É por isso que nas minhas aulas na universidade tenho introduzido o tema dos infográficos com os futuros professores de espanhol.
A partir desse conhecimento, os próprios alunos começam a reconhecer amostras desse gênero em diversos lugares. Por exemplo, no número de setembro de 2014 da revista de bordo da linha aérea Gol (edição 150, nas páginas 10, 11 e 12), aparece um infográfico que chamou a atenção de uma aluna e ela trouxe a revista para a aula.
Dedicamos alguns minutos da aula para apresentar e analisar, ainda que superficialmente, diversos aspectos desse infográfico:
fonte: Revista da linha aérea Gol (ed. 150, setembro 2014, p. 10) Disponível em: http://www.voegol.com.br/pt-br/servicos/entretenimento-a-bordo/RevistasArquivos/Revista%20Gol%20-%20150.pdf
Aconteceu uma coisa curiosa quando observamos esse infográfico na aula. A parte presente na primeira imagem ocupa duas páginas da revista e na discussão achamos que esse infográfico não estava completo, pois percebemos que faltava uma imagem final referente ao voo do avião da Gol com o biocombustível, principalmente se essa era a intenção do texto e do infográfico criado, isto é, mostrar para os leitores, passageiros dessa linha aérea, que a empresa era pioneira no uso de biocombustível na aviação comercial do país.
Apenas quando viramos a página foi que encontramos "a parte faltante" (mostrada aqui na segunda imagem).
Os alunos também perceberam que poderiam estar melhor delimitadas visualmente as três fontes de produção de biocombustível, pois de início, o leitor não percebe facilmente as setas que orientam o fluxo em cada tubulação e os pontos de entrada dos três processos diferentes (a partir da cana-de-açúcar, a macaúba ou do óleo de cozinha).
Tirando o "incidente" criado pela leitura parcial inicial do infográfico, estou muito satisfeito com o "olhar visual" que os futuros professores estão adquirindo, aos poucos, por meio dos momentos nas aulas que estamos dedicando para estes temas.
fonte: Revista da linha aérea Gol (ed. 150, setembro 2014, p. 11).
Tirem suas próprias conclusões.
Referências
BAMFORD, Anne. The visual literacy white paper. Adobe, 2009.
http://wwwimages.adobe.com/content/dam/Adobe/en/education/pdfs/visual-literacy-wp.pdf
ENYEDY, Noel. Inventing mapping: Creating cultural forms to solve collective problems. Cognition, v.23, n. 4, p. 427–466, 2005.
http://pages.gseis.ucla.edu/faculty/enyedy/assets/Projects/Teaching%20and%20Learning%20Science/Enyedy_Inventing.pdf
TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010.
Finalmente, uma pergunta. Este infográfico é um texto publicitário?
Referências
BAMFORD, Anne. The visual literacy white paper. Adobe, 2009.
http://wwwimages.adobe.com/content/dam/Adobe/en/education/pdfs/visual-literacy-wp.pdf
ENYEDY, Noel. Inventing mapping: Creating cultural forms to solve collective problems. Cognition, v.23, n. 4, p. 427–466, 2005.
http://pages.gseis.ucla.edu/faculty/enyedy/assets/Projects/Teaching%20and%20Learning%20Science/Enyedy_Inventing.pdf
TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário