Alguns infográficos podem ser bons exemplos para observar como a publicidade adquire formas cada vez mais sutis e sofisticadas e não cabe dúvidas de que na escola os alunos devem aprender a ler e interpretar de forma crítica essas novas publicidades.
Um exemplo que me chamou a atenção esta no conteúdo do "Especial publicitário" que aparece no G1 da Globo.com, no qual a empresa Philips já publicou vários materiais.
O exemplo mais recente publicado por essa empresa é um infográfico complexo vertical que une ilustrações elaboradas no estilo antigo com apresentações de informações estatísticas no estilo moderno, somado a uma linha de tempo no lado direito que oferece a cronologia de lançamentos de produtos dessa empresa, misturado a fatos importantes de interesse das mulheres, de forma que trata-se de transmitir a mensagem de que a empresa e seus produtos estão desde longa data fazendo parte da vida dos brasileiras e seus momentos mais importantes, e como se todos os avanços das mulheres na sociedade fossem por causa da presença dos produtos e tecnologias oferecidas pela empresa.
O lead com a frase "Tecnologia ajudou no desenvolvimento dos cuidados com a casa e a família", que aparece após o título jornalístico "De 1965 a 2015, veja o que mudou na vida das mães em 50 anos" nessa matéria no site é uma constatação do que falamos acima.
Vejam o infográfico:
O que é um infográfico? De forma simples pode ser definido como uma representação visual diagramática, sintética e criativa que apresenta de forma clara e rápida informações, dados ou conhecimentos sobre algum conceito ou tema utilizando textos curtos, gráficos, desenhos e outros elementos. Este blog, preparado pelo professor Gonzalo Abio, reúne exemplos, comentários e cursos sobre o uso de infográficos e visualização de informações na educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário