24 março, 2015

Projeto CISL - Collaborative Infographics for Science Literacy.




Hoje, na leitura do artigo "Towards critical appraisal of infographics as scientific inscriptions", que foi publicado recentemente, e pesquisando mais um pouco, pude saber que seus autores, Joseph Polman e Engida Gebre, formam parte do grupo Collaborative Infographics for Science Literacy (CISL), que desenvolve pesquisas sobre uso de infográficos, tanto na leitura quanto na produção deles, como contribuição para o letramento científico.

No site do grupo, ScienceInfographics.org, estão disponíveis uma série de recursos com  infográficos selecionados e também para a construção desses textos multimodais.

Segundo aparece no site do grupo, a pergunta de pesquisa está direcionada para saber como pode ser organizada  a construção de infográficos e a crítica colaborativa para promover o letramento científico e engajamento dos alunos de Ensino Médio. Para isso, propõem um trabalho de "jornalismo de dados" com a construção de infográficos que potencialmente podem vir a ser publicados no site de noticias científicas chamado Scijourner.org

Vale muito a pena a visita a esse site.

Como colocam estes autores, nos últimos anos, muitos pesquisadores de ensino de ciências mudaram seu foco nos conceitos pelo foco na representação. Podemos fazer igual no ensino de línguas? Acredito que sim.

Referências
POLMAN, Joseph L.; GEBRE, Engida H. Towards Critical Appraisal of Infographics as Scientific Inscriptions. Journal of Research in Science Teaching, early version, 2015. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.21225/abstract 

Nenhum comentário:

Postar um comentário