RESULTADOS NUMÉRICOS DA INDAGAÇÃO CONTINUADA SOBRE ARTIGOS PUBLICADOS EM 2016 e 2017 DEDICADOS AO TEMA DO USO DE INFOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO
2016 
 | 
  
2017 
 | 
 |
Textos sobre infográficos e ensino de línguas estrangeiras* 
 | 
  
5 
 | 
  
1 
 | 
 
Textos relacionados com educação em geral** 
 | 
  
34 + 4 
 | 
  
41 + 13 
 | 
 
Outros textos de interesse*** 
 | 
  
11 
 | 
  
18 + 1 
 | 
 
               TOTAL 
 | 
  
fonte: ABIO, Gonzalo. blog Infográficos na educação. 08 jan. 2018. atualizado 05 jan. 2019
legenda: * consulte as referências identificadas pelo símbolo [LE]: 
Abio (2016, 2017); Al Hosni (2016); Cottrell (2016); Miralles Oltra,
Roig-Vila e Chiner (2016); Pisarenko e Bondarev (2016); Andrade, Diniz e Oliveira
(2017).
** consulte as referências identificadas pelo símbolo [Ed.]: Alsheri e Ebaid (2016); Barbosa e
Almeida (2016); Bellei et al. (2016); Colón Ortiz (2016); Correia e Pinto
(2016); Çifçi (2016); Dunlap e Lowenthal (2016); Escobar e Spinillo (2016a); Fanguy (2016); García Moralez
e Leyva Soto (2016); Gebre e Polman (2016); Gutiérrez Sánchez (2016); Hatje e
Amaral (2016); Howell (2016); Khateeb (2016); Lapolli e Vanzin (2016); Lyra et
al. (2016); Mandaji e Soranzo (2016); McCrorie, Donnelly e McGlade (2016); Morais (2016); Narvaéz
Santacruz (2016); Noh et al. (2016); Ozdamli et al. (2016); Quadros e Denardi
(2016); Rahimm et al. (2016); Reid et al. (2016); Ribeiro (2016); Sandoval
Lamb, Sheffield e Winnet (2016); Silva e Samá (2016); Silva; Magalhães; Gonçalves e Buin (2016); Sommer et al. (2016);
Sousa e Neves (2016); Souza (2016); Thomas (2016); Tuncali (2016); Yildirim
(2016); Zorzal, Lana e Triska (2016) // Abio (2017); Alcíbar (2017); Albar Mansoa (2017) ; Al-Dairy e Al-Rabaani (2017);  Al-Mohammdi (2017);
Alrwele (2017), Alves e Aguiar (2017); Baglama et al. (2017); Batista (2017); Bicen e Behesti
(2017); Bottentuit Junior; Mendes e Silva (2017); Bulegon, Dresher e Santos
(2017); Correia (2017); Dahmash, Al-Hamid e Alrajhi (2017); Dasgupta (2017); Delgado Villegas (2017); Escobar Quispe (2017);  Espinoza Loarte
(2017); Farfán Saavedra (2017); Gallagher et al. (2017); Gebre
(2017); Hearst (2017); Huarcaya Oré (2017); Intriago Alcívar et al. (2017); Kardgar (2017); Kardgar et al. (2017); Lievemaa (2017); Lyra (2017);  Lyra e Isotani (2017); Mahmoudi, Mojtahedi e
Shams (2017); Melo e Oliveira (2017); Miranda e Andrade (2017); Murray et al. (2017); Myslicka (2017); Naparin e Saad (2017), Noh et al. (2017); NuhoĞlu Kibar e Akkoyunlu (2017); Palmucci (2017); Paye Rojas (2017); Petty,
Sykes e Dugger (2017); Scaglioni e Camillo (2017); Shaltout e Fatani (2017); Shanks et al. (2017); Singh e Jain (2017); Taspolat et al. (2017), Trujillo
Salas (2017); Verde e Villela (2017); Verde (2017), Yildirim (2017) e Yilmaz, Yilmaz e Durak (2017).
*** Outros textos de interesse para os objetivos desta pesquisa:  Casadei e Rodrigues (2016); Escobar e Spinillo
(2016b); Maciel (2016); Mello (2016); Menezes e Pereira (2016); Nogueira, Paula
e Nojima (2016); Rodrigues e Biernath (2016); Roza (2016); Salema (2016); Yekta
(2016); Zwinger e Zeiller (2016) // Alonso Plazas (2017a, 2017b); Burgio e
Moretti (2017); Cairo (2017); Correa, Gomes e Ribeiro (2017); Esteban Gracia (2017); Garroti
(2017); Lapolli (2017); Locoro et al. (2017); Menezes e Pereira (2017); Muñoz
del Bosque (2017); Overton (2017); Pereira e Gomes (2017); Pinto (2017);
Pjesivac, Geidner e Miller (2017); Ströhl et al. (2017); Tomiyama et al.
(2017); Túñez López e Nogueira (2017); Uzunboylu e Beheshti (2017).
Seguem as listas de referências de 2016 e de 2017 que foram utilizadas.
2016 
ABIO,  Gonzalo. Infográficos e
  formação de professores de língua espanhola. Algumas experiências. In: Anais CHIP - V Colóquio Nacional de
  Hipertexto, 2016, p. 91-102. [Link] [LE] 
AL HOSNI, Jokha. The
  power of image in English Language Teaching. Journal of Teaching English for Specific and Academic Purposes,
  v. 4, n. 1, p. 229-235, 2016. [Link]  [LE] 
ALSHERI, Mohammad
  Ali; EBAID, Mohammed. The effectiveness of using interactive infographics at
  teaching mathematics in elementary school. British Journal of Education, v. 4, n. 3, p. 1-8, March 2016. [Link]  [Ed.] 
BARBOSA,  Bruna Carolini;
  ALMEIDA,  Ana Lúcia de Campos.
  Multiletramentos em perspectiva: o infográfico web como recurso didático. XI Seminário de Pesquisa em Ciências
  Humanas- SEPECH Humanidades, Londrina, 27 a 29 de julho de 2016. [Link]  [Ed.] 
BELLEI,  Maria; WELCH,  Paul; 
  PRYOR,  Sally; KETHEESAN,  Natkunam. A Cost-Effective Approach to
  Producing Animated Infographics for Immunology Teaching. Journal of Microbiology & Biology Education, v. 17, n. 3, p.
  477–479, Dec. 2016. [Link] [Ed.] 
CASADEI, Eliza Bachega; RODRIGUES, Kelly de Conti; BIERNATH, Carlos
  Alberto Garcia. O não dito em infográficos: jornalismo de dados, discurso
  constituinte e silêncio como efeito de sentido. Revista de Estudos da Comunicação. Curitiba, v. 17, n. 43, p.
  101-117, set./dez. 2016. [Link] 
COLÓN ORTIZ,  Abner J. El uso del currículo oculto en la
  interpretación de cambio climático en infografías de estudiantes de Educación
  Superior. Alteridad. Revista de
  Educación, v. 11, n. 2, p, 182-191, 2016. [Link]  [Ed.] 
CORREIA, Carlos Jorge da Silva; PINTO, Anamelea de Campos. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Año 2016, núm. extraord. Memorias,
  Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. 12
  al 14 de octubre de 2016, Bogotá, 2016, p. 1206-1213.  [Link] [Ed.] 
COTTRELL,
  Sara-Elizabeth. 5 ways to use infographics in language class. Musicuentos, March 15, 2016.  [Link]  [LE] 
ÇIFÇI, Taner.
  Effects of Infographics on Students Achievement and Attitude towards
  Geography Lessons. Journal of
  Education and Learning, v. 5, n.1, p. 154-166, 2016. [Link]  [Ed.] 
ESCOBAR, Bolívar Teston de; SPINILLO, 
  Carla Galvão. Infografia e educação: proposta de processo de design
  para infográficos na educação à distância. In: 12° P&D 2016. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento
  em Design. Blucher Design Proceedings, n. 2, v. 9, Outubro de 2016a, p.
  1158-1170. [Link]  [Ed.] 
ESCOBAR, Bolivar Teston de; SPINILLO, Carla Galvão. Retórica visual
  na infografia sobre saúde. Infodesign. Revista
  brasileira de design da informação, v. 13, n. 2, p. 162-179, 2016b. [Link] 
FANGUY,  Will. Using Infographics In The Classroom. Piktochart, September 11, 2016. [Link] [Ed.] 
GARCÍA MORALEZ,
  Alejandra; LEYVA SOTO, Luz Honeyda. Uso
  de infografías en el nivel universitario. Maestría en Docencia. Instituto
  del Desierto de Santa Ana, Guaymas, Sonora. Noviembre de 2016. [Link] [Ed.] 
GEBRE, Engida;
  POLMAN, Joseph L. Developing young adults' representational competence
  through infographic-based science news reporting. International Journal of Science Education, v. 38, n. 18, p.
  2667-2687, 2016. [Link]  [Ed.] 
GUTIÉRREZ SÁNCHEZ,
  María Constanza Lidia. Recursos lingüísticos visuales en las ciencias
  naturales. VivatAcademia. Revista de
  comunicación, n. 135, p. 17-23, Junio 2016. [Link]  [Ed.] 
HATJE, Marli; AMARAL, Ricardo Gomes Castilhos. Infografia como objeto
  educacional ao ensino do atletismo. Revista Kinesis, v. 34, ed. especial, p. 102-121,
  2016. [Link] [Ed.] 
HOWELL, Emily.
  Engaging Students in Multimodal Arguments: Infographics and Public Service
  Announcements. In: ORTLIEB, Evan; CHEEK, Jr., 
  Earl H.;  VERLAAN, Wolfram
  (Eds.) Writing Instruction to Support
  Literacy Success (Literacy Research, Practice and Evaluation, volume 7)
  Emerald Group Publishing Limited, 2016, p.183 - 201. 
KHATEEB, Najla
  Ahmed. Examination of Infographics-Based Reusable Learning Objects (RLO) and
  Traditional Didactic Lectures (TDL) to Improve Consumer Knowledge and
  Perceptions about the Safe Use of Plastic Food Containers in a Microwave
  Oven. All Dissertations. Clemson
  University. Tiger Prints. Paper 1722, 2016. [Link]  [Ed.] 
LAPOLLI, Mariana;  VANZIN,
  Tarcísio. Infografia na era da cultura
  visual. Florianópolis :
  Pandion, 2016. [Link] [Ed.] 
LYRA,  Kamila T. et al. Infographics or
  Graphics+Text: Which Material is Best for Robust Learning?. In: Proceedings of the IEEE International
  Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2016. [Link]  [Ed.] 
MACIEL, Ruana da Silva. Ideologia, imagem e discurso, 2016. [Link] 
MANDAJI, Carolina Fernandes da Silva; SORANZO, Fernanda. Letramento multissemiótico: uma abordagem dos regimes de interação em infográficos. Papéis, v. 20, n. 39, 2016. [Link] [Ed.] McCRORIE, A.D.; DONNELLY, C.; McGLADE, K.J. Infographics: Healthcare Communication for the Digital Age. Ulster Med J., v. 85, n. 2, p. 71-75, May 2016. [Link] [Ed.-] 
MELLO, Adriane Cristine Kirst Andere de. Entre o objeto e o processo:
  o infográfico nas artes visuais. In: 25°
  Encontro da ANPAP "Arte: seus espaços e/em nosso tempo", Porto
  Alegre, 26 a 30 de setembro de 2016, 2016, p. 93-105. [Link] 
MENEZES,  Hanna França;  PEREIRA, 
  Carla Patrícia de Araújo. O uso da cor como informação: um estudo de
  caso dos infográficos da revista Galileu. In: 12° P&D 2016. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento
  em Design. Blucher Design Proceedings, n. 2, v. 9, Outubro de 2016, p.
  4686-4697. [Link] 
MIRALLES OLTRA,
  Azucena;  ROIG-VILA,  Rosabel; CHINER,  Esther. Infografías digitales: un recurso
  motivador e ideal para mejorar la competencia escrita. In: ROIG-VILA, Rosabel
  (Ed.). Tecnología, innovación e
  investigación en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Barcelona:
  Octaedro, 2016, p. 2702-2713. [Link] [LE] 
MORAIS, Márcio Jesus de. As
  contribuições do uso de infográficos, storytelling
  e mapas mentais em vídeo na educação a distância: exemplo de aplicação na
  plataforma Já Entend ENEM. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual
  Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2016.  [Link]  [Ed.] 
NARVÁEZ
  SANTACRUZ,  Sol Jasmín. El fortalecimiento de la comprensión de
  lectura por medio de un ambiente de aprendizaje basado en la interpretación
  de infografías. 2016. 159 f. Trabajo de Grado (Maestría en Informática
  Educativa) – Universidad de La Sabana, 
  Chía, 2016.  [Link]  [Ed.] 
NOGEIRA, Daniel Moura; PAULA, Frederico Braida Rodrigues de; NOJIMA,
  Vera Lucia Moreira dos Santos. Água nossa de cada dia: o discurso persuasivo
  dos atributos visuais nos infográficos. In: 12° P&D 2016. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento
  em Design. Blucher Design Proceedings, n. 2, v. 9, Outubro de 2016, p.
  4635-4647. [Link] 
NOH, Mohd Amin Mohd
  et al. The Use of Infographics as a Tool for Facilitating Learning. In:
  HASSAN, O.H. et al. (Eds.). International
  Colloquium of Art and Design Education Research (i-CADER 2014), 2016, p.
  559-567.  [Link]   [Ed.+] 
NUHOĞLU KIBAR,  Pınar; AKKOYUNLU,  Buket.  Searching for Visual Literacy: Secondary School Students are Creating Infographics. In: Kurbanoglu S., Boustany J., Špiranec S., Grassian E., Mizrachi D., Roy L. (Eds) Information Literacy: Moving Toward Sustainability. ECIL 2015. Communications in Computer and Information Science, v. 552. Springer, 2016, p. 241-251. [Link] [Ed.] 
OZDAMLI, Fezile; KOCAKOYUN, Senay; SAHIN,Turker; AKDAG, Sahin. Statistical Reasoning of Impact of Infographics on Education. Procedia Computer Science, 102, p. 370-377, December 2016. [Link] [Ed.] 
PISARENKO,  Veronika; BONDAREV, Maxim. Infographics Use
  in Teaching Foreign Languages for Specific Purposes. Recent Patents on Computer Science, v. 9, n. 2, p. 124-132,
  August 2016. [Link]  [LE] 
QUADROS,  Saiara Daysy;
  DENARDI,  Davi Frederico do Amaral.
  Comparação de compreensão entre gênero reportagem e infografia para jovens
  leitores de Ararangua/SC. DAPesquisa,
  v. 11, n. 15, p. 60-81, 2016.  [Link]  [Ed.] 
RAHIMM, Nur Nazihah
  et al. An Assessment of Quality on Animated Infographics in an Islamic
  Context. In: Proceedings 2016 IEEE
  International Conference on Teaching and Learning in Education (ICTLE 2016). [Link] [Ed.] 
REID,  Hamish; 
  MILTON,  Karen; BOWNES,  George; 
  FOSTER,  Charlie. Making
  physical activity evidence accessible: Are these infographics the answer? British Journal of Sports Medicine,  v. 0, n. 0, August 2016. [Link] [Ed.] 
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos
  multimodais. Leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial,
  2016.  [Ed.] 
RODRIGUES, Kelly De Conti; BIERNATH, Carlos Alberto Garcia.
  Composição, cores e subjetividades: estudo do discurso pregnante em
  infográficos do La Nación Data e do Estadão Dados. In: Intercom. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste,
  Salto, SP, 17 a 19/06/2016. Sociedade Brasileira de Estudos
  Interdisciplinares da Comunicação, 2016. [Link]   
ROZA,  Fernanda Marcílio. Infografia digital na cobertura
  jornalística da epidemia de zika. TCC (Bacharel em Jornalismo). Centro
  Universitário de Brasília, Brasília, 2016.  [Link] 
SALEMA,  Mariana. Infografia na cozinha. O processo de
  simplificação do livro de receitas. Mestrado em Design Gráfico. 2016. 188 f.,
  Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. Caldas da Rainha,
  Portugal, 2016. [Link]   
SANDOVAL LAMB,
  Marisa; SHEFFIELD, Jenna; WINET, 
  Kristin. Three Ways In: Approaches to Teaching Visual Rhetoric Through
  Infographics Programs. Kairos: A
  Journal of Rhetoric, Technology, and Pedagogy (Praxis Wiki) 20.2, 2016. [Link] [Ed.] 
SILVA,  Camila Rubira;
  SAMÁ,  Suzi. Percepções de estudantes
  do ensino superior sobre a infografia na divulgação da informação. Educação Matemática Pesquisa. São
  Paulo, v. 18, n. 3, p. 1429-1447, 2016. [Link] [Ed.] 
SILVA, Elisângela Pereira da; MAGALHÃES, Vanessa Maciel Franco; GONÇALVES, Adair Vieira; BUIN,  Edilaine. Dois casos de busca de informação na internet para a produção de infográfico: reflexões em torno da formação de professores. Veredas on-line, 2016, n.1, p. 71-83, 2016. [Link] [Ed.] 
SOMMER, Stephen; GRAVILLE-SMITH, Cynthia; POLMAN, Joseph; HINOJOSA, Leighanna. Iterative Curricular Design of Collaborative Infographics for Science Literacy in Informal Learning Spaces. In: ICLS 2016 Proceedings, p. 954-957, 2016. [Link] [Ed.] 
SOUSA, Richard Perassi Luiz de; NEVES, Maria Lúcia Correa. A função
  do personagem central em um infográfico educativo. Revista Memorare, Tubarão, SC, v. 3, n. 3, p. 21-36 set./dez.
  2016. [Link] [Ed.] 
SOUZA, Juliana
  Alles de Camargo de. Infográfico: modos de ver e ler ciência na
  mídia.  Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso,  São Paulo , 
  v. 11, n. 2, p. 190-206,  ago.
  2016.  [Link]  [Ed.] 
THOMAS, Manuela Vasconcellos. Proposição
  de processo de design para infográficos interativos com fins educacionais.
  211 f. dissertação (mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em
  Design, Porto Alegre, RS, 2016. [Link]  [Ed.] 
TUNCALI, Esra. The
  Infographics which are designed for environmental issues. Global Journal on Humanities and Social
  Sciences, [S.l.], feb. 2016. ISSN 2421-8030. [Link] [Ed.] 
YEKTA, Nadia
  Javdani. Online Infographics. International
  Journal of Biology, Pharmacy and Allied Sciences, v. 5, n. 7, p.
  1698-1706, July 2016.  [Link] 
YILDIRIM,  Serkan. Infographics for Educational
  Purposes: Their Structure, Properties and Reader Approaches. TOJET: The Turkish Online Journal of
  Educational Technology, v. 15, n. 3, p. 98-110, July 2016. [Link]  [Ed.] 
ZORZAL, Iara D'Ávila; LANA, Sebastiana Luiza Bragança; TRISKA,
  Ricardo. O design da informação nas estratégias e métodos de design thinking
  aplicados ao ensino fundamental. In: 12°
  P&D 2016. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
  Blucher Design Proceedings, n. 2, v. 9, outubro de 2016, p. 2454-2465. [Link]  [Ed.] 
ZWINGER,  Sandra; ZEILLER,  Michael. Interactive Infographics in German
  Online Newspapers. In: AIGNER, W. ; SCHMIEDL, G; BLUMENSTEIN, K.; ZEPPELZAUER,
  M. (Eds.). Proceedings of the 9th
  Forum Media Technology 2016, St. Pölten, Austria, 24-11-2016. [Link]    
 | 
 
2017 
ABIO,  Gonzalo. Estrategias para la indagación
  continuada de trabajos académicos utilizando herramientas de Google. El caso
  de una investigación sobre infografías en la educación. EDMETIC,v.
  6, n. 2, p.  209-231, 2017. [Link] [Ed.] 
ALCÍBAR, Miguel.
  Information visualisation as a resource for popularising the
  technical-biomedical aspects of the last Ebola virus epidemic: The case of
  the Spanish reference press. Public
  Understanding of Science, April-201-2017. [Link]  [Ed.-] 
ALBAR MANSOA, Pedro
  Javier. Infografía didáctica como recurso de aprendizaje transversal y
  herramienta de cognición en educación artística Infantil y Primaria. Trayectoria. Prácticas en Educación
  Artística, n. 4, p. 49-66, Septiembre 2017. [Link]  [Ed.] 
AL-DAIRY, Huda Mubarak; AL-RABAANI, Ahmed Hamad. An analytical study of research orientations for infographies applications in education. In: 6th International Conference on Information and Communication Technology and Accessibility (ICTA). 19 – 21 December, Muscat – Oman, 2017. [Link] [Ed.]  
AL-MOHAMMADI, Najwa. Effectiveness of Using Infographics as an Approach for Teaching Programming Fundamentals on Developing Analytical Thinking Skills for High School Students in the City of Makkah in Saudi Arabia. Global Journal of Educational Studies, v. 3, n. 1, p. 22-42, 2017. [Link] [Ed.] 
ALONSO PLAZAS,  Hugo. ¿Cómo se ve un diagrama según quien
  lo hace? Aproximación a las posturas y tensiones en el discurso acerca de los
  diagramas informativos. Tópicos del
  Seminario. Revista de Semiótica, v. 2, n. 38, p. 213-231, julio-diciembre
  2017a.  
ALONSO PLAZAS,
  Hugo. Dispositivo tecnológico, dispositivo visual. Características de la
  visualidad en la visualización de información de los medios periodísticos.
  In: XIII Foro Académico de Diseño.
  Festival Internacional de la Imagen, 9-13 de mayo de 2016. Manizales,
  Colombia, 2017b. [Link] 
ALRWELE, Noura Shabak. Effects of Infographics on Student Achievement and Students' Perceptions of the Impacts of Infographics. Journal of Education and Human Development, v. 6, n. 3, p. 104-117, 2017. [Link] 
ALVES,  Gabriel Ferreira;  AGUIAR, 
  Michelle Pereira. Modelo esquemático para classificação e
  categorização sintática da infografia impressa. Infodesign, v. 14, n. 2, p. 273-284, 2017. [Link] [Ed.] 
ANDRADE, Rosilene Aparecida de; DINIZ, Mariana Lopes; OLIVEIRA,
  Alessandra Márcia Gonçalves de. ¿Cocinas? ¿Qué te apetece comer? In: ALMEIDA,
  Elizabeth Guzzo de; AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; CHAVES, Luíza Santana;
  NASCIMENTO, Sidnéia Antônia (Orgs.). PIBID
  faz espanhol: sequências didáticas para crianças e adolescentes, Belo
  Horizonte: FaE/UFMG, 2017, p. 39-53. 
[Link] [LE] 
BAGLAMA, Basa;
  YUCESOY, Yucehan; UZUNBOYLU, Huseyin; OZCAN, Deniz. Can Infographics Facilitate the Learning of
  Individuals with Mathematical Learning Difficulties? International Journal of Scientific Study, v. 5, n. 7, p. 25-31,
  October 2017. [Link]  [Ed.] 
BATISTA, Natália Lampert; RIZZATI, Maurício; BECKER, Elsbeth Léia
  Spode; CASSOL, Roberto. Os textos visuais no ensino de Geografia: uma análise
  ideacional dos infográficos do livro didático “Expedições Geográficas”. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências
  Humanas, Santa Maria, v. 18, n. 1, p. 283-293, 2017. [Link] [Ed.] 
BICEN, Huseyin;
  BEHESHTI, Mobina. The psychological impact of infographics in education. BRAIN, v. 8, n. 4, p. 99-108, 2017. [Link] [Ed.] 
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; MENDES, Ana Gardenia Lima Martins;
  SILVA, Nataniel Mendes da. O Uso do Infográfico em Sala de Aula: Uma
  Experiência na Disciplina de Literatura. Revista
  EducaOnline, v. 11, n. 3, p. 105-127, Setembro/Dezembro de 2017. [Link]  [Ed.] 
BULEGON, Ana Marli; DRESCHER, Carine Fernanda; SANTOS, Luianne
  Rodrigues dos. Infográficos: possibilidade de atividades de ensino para aulas
  de Física e Química. In: XI Encontro
  Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Universidade
  Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017, 2017.  [Link] [Ed.] 
BURGIO,  Valeria; MORETTI, Matteo. Infographics as
  Images: Meaningfulness beyond Information. In: Proceedings. International and Interdisciplinary Conference IMMAGINI?
  Image and Immagination between Representation, Communication, Education and
  Psychology, Brixen, Italy, 27–28 November 2017. [Link] 
CAIRO, Alberto. Visualización de datos: una imagen puede valer más que mil números, pero no siempre más que mil palabras. El profesional de la información, v. 26, n. 6, p. 1025-1028, 2017. [Link] 
CORREA, Ygor; GOMES, Rafael Peduzzi; RIBEIRO, Vinícius Gadis. Infografia e acessibilidade: a democratização da informação para o público surdo. HFD, v. 6, n. 12, p. 28-45, ago/dez 2017. [Link] 
CORREIA, Carlos Jorge Da Silva. Infográficos
  e a mobilização de jovens acerca de questões socioambientais: reflexões
  desde uma comunidade de aprendizagem na rede social facebook. 2017. 173 f.
  Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de
  Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática,
  Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. [Link] [Ed.] 
DAHMASH, Arwa Bin;
  AL-HAMID, Ashwag; ALRAJHI, Mashael. Using Infographics in the Teaching of
  Linguistics. Arab World English
  Journal (AWEJ), v. 8, n. 4, p. 430-443, December 2017. [Link]  [Ed.] 
DASGUPTA, Prokar.
  Infographics. BJU Int., v. 119, n.
  1, p. 1, January 2017. [Link] [Ed.] 
DELGADO VILLEGAS,  Elkin David. Evaluación del aprendizaje de los estudiantes de Educación Media en el área de tecnologia, a partir del uso de infografías.  Magíster en Educación. Universidad de Antioquia, Facultad de Educación, Medellín, Colombia, 2017. [Link] [Ed.] 
ESCOBAR QUISPE, George Luis. Relación de una infografía sobre sacrificio moche y el conocimiento en estudiantes de nivel secundario en un colegio de los Olivos, Lima Norte – 2017. Tesis (Licenciada en Arte y Diseño Gráfico Empresarial). Escuela Profesional de Arte y Diseño Gráfico Empresarial. Facultad de Ciencias de la Comunicación. Universidad César Vallejo, Lima, Perú, 2017. [Link] [Ed.] 
ESPINOZA LOARTE,
  María Claudia. Relación de un diseño
  infográfico sobre el cuidado del suelo y el conocimiento en alumnos de
  primaria, 3062 Santa Rosa. Comas, Lima, 2017. Tesis (Licenciada en Arte y
  Diseño Gráfico Empresarial). Escuela Profesional de Arte y Diseño Gráfico
  Empresarial. Facultad de Ciencias de la Comunicación. Universidad César
  Vallejo, Lima, Perú, 2017. [Link] [Ed.] 
ESTEBAN GRACIA,
  Carla. La visualización de datos:
  evolución de la infografía en el siglo XXI. [Tesis]. Universidad Complutense,
  Madrid, 2017. [Link]  
FARFÁN SAAVEDRA,
  Graciela del Pilar. Relación entre una
  infografía sobre el consumo de tabaco y el conocimiento de los alumnos de la
  Universidad Privada UPC, Lima - 2017. Tesis (Licenciada en Arte y Diseño
  Gráfico Empresarial). Escuela Profesional de Arte y Diseño Gráfico
  Empresarial. Facultad de Ciencias de la Comunicación. Universidad César
  Vallejo, Lima, Perú, 2017. [Link]  [Ed.] 
GALLAGHER, Silvia Elena; O’DULAIN, Mairtin; O’MAHONY, Niamh; KEHOE, Claire; MCCARTHY, Fintan; MORGAN,  Gerard. Instructor-provided summary infographics to support online learning. Educational Media International, v. 54, n. 2, p. 129-147, 2017. [Link] [Ed.] 
GARROTI, Carina Pascotto. O conceito da convergência midiática na infografia animada no portal do Almanaque Abril. Vozes & Diálogos, Itajaí, v. 16, n. 01, p. 219-232, jan./jun. 2017. [Link] 
GEBRE,  Engida. Assessing Student Generated Infographics
  for Scaffolding Learning With Multiple Representations. In: SMITH, Brian K.;
  BORGE,  Marcela; MERCIER, Emma; LIM,
  Kyu Yon (Eds.). CSCL 2017 Proceedings,
  12th International Conference on Computer Supported Collaborative Learning
  (CSCL) 2017, v. 2, p. 684-687. [Link]  [Ed.] 
GUZMÁN-CEDILLO, Yunuen Ixchel; LIMA-VILLEDA, Diana Natalia; José Manuel MEZA-CANO. Diseño y confiabilidad de una rúbrica para evaluar infografías didácticas. Enseñanza & Teaching, v. 35, n. 2, p. 17-36, 2017. [Link] [Ed.] 
HEARST,  Marti A. On Teaching Narrative Infographics
  in an Information Visualization Course. In: Pedagogy of Data Visualization Workshop at IEEE VIS 2017, October
  1st, 2017, Phoenix, AZ, 2017. [Link]  [Ed.] 
HUARCAYA ORÉ,
  Lucero Talia. Relación entre la
  infografía sobre el Museo de la Electricidad y el conocimiento de los
  estudiantes en un colegio de San Juan de Lurigancho, Lima, 2017. Tesis
  (Licenciada en Arte y Diseño Gráfico Empresarial). Escuela Profesional de
  Arte y Diseño Gráfico Empresarial. Facultad de Ciencias de la Comunicación.
  Universidad César Vallejo Lima, Perú, 2017. [Link]   [Ed.] 
INTRIAGO ALCÍVAR, Glenda Cecibel; MARTÍNEZ VÁSQUEZ, Ángel Braulio; INTRIAGO ALCÍBAR, Ramona Elizabeth; DAHIK CABRERA, Jorge Luis. Infografía como método alternativo pedagógico para el aprendizaje en la Educación Superior. Revista Magazine de las Ciencias, v. 2, n. 4, p. 67-76, dic. 2017.  [Link] [Ed.]  
KARAOGLAN YILMAZ, Fatma G.; YILMAZ, Ramazan; YILDIZ DURAK, Hatice; OZTURK, H. Tugba. Examining opinions of pre-service teachers about the use of educational Infographics. In: JOHNSTON, J. (Ed.). Proceedings of EdMedia: World Conference on Educational Media and Technology 2017, Waynesville, NC: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2017, p. 203-210. [Link] [Ed.] 
KARDGAR,  Asefeh. Measuring the Impacts of Developing Strategies for Instruction and Assessment of Infographics for First-Year Technology College Students, Purdue University, 2017. [Link] [Ed.].  
KARDGAR, Asefeh; MENTZER, Nathan; LAUX, Dawn; CHESLEY, Amelia; WHITTINGHILL, David M. Developing Strategies for Instruction and Assessment of Infographics for First-Year Technology Students. In: 2017 ASEE Annual Conference & Exposition, Columbus, Ohio, 2017. [Link] [Ed.] 
LAPOLLI, Mariana. Infografia além da objetividade. InfoDesign - Revista Brasileira de
  Design da Informação, v. 14, n. 3, p. 309-320, 2017. [Link]   
LIEVEMAA, Johanna. Animated Infographics in Digital
  Educational Publishing. Bachelor’s thesis. Degree Programme in Media.
  Tampere University of Applied Sciences, Finland, May
  2017. [Link]  [Ed.] 
LOCORO, Angela; CABITZA, Federico; ACTIS-GROSSO,  Rossana; BATINI,  Carlo. Static and interactive infographics in daily tasks: A value-in-use and
  quality of interaction user study. Computers
  in Human Behavior, 2017. [Link] 
LYRA,  Kamila Takayama. Impacto do uso de infográficos como
  materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de
  aprendizagem e complexidade visual. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado -
  Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional).
  Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo,
  São Carlos, SP,
  2017. [Link]  [Ed.] 
LYRA,  Kamila;  ISOTANI, 
  Seiji. Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e
  suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade
  visual. In: Anais dos Workshops do VI
  Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017), 2017, p.
  46-56. [Link] [Ed.] 
MAHMOUDI, Maryam Tayefeh; MOJTAHEDI, Sara; SHAMS, Sepideh. AR-based value-added visualization
  of infographic for enhancing learning performance. Computer Applications in Engineering Education, 2017 (early
  view). [Link] [Ed.] 
MELO, Neilton Falcão de; OLIVEIRA, Derli Machado de. O letramento viabilizado pela leitura de infográficos. In: SANTOS, Jeane de Cássia Nascimento; CARVALHO, José Ricardo de; REIS, Mariléia Silva dos (Orgs.). Ensino de língua e literatura: gênero textual e letramento.  Aracaju: Criação, Itabaiana: Profletras, 2017, p. 163-179 
[Link] (Ed.] MENEZES, Hanna França; PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo. Funções da cor na infografia: uma proposta de categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 14, n. 3, p. 321-339, 2017. [Link] 
MIRANDA, Fabiano de; ANDRADE, Rafael de Castro. Pensar Infográfico:
  uma proposta de ensino introdutório de infografia sob a perspectiva da
  linguagem gráfica. InfoDesign -
  Revista Brasileira de Design da Informação, v. 14, n. 3, p. 374-396, 2017. [Link] [Ed.] 
MUÑOZ DEL BOSQUE,
  Julio Enrique. El uso de gráficos como material comunicativo. Revista Mexicana de Comunicación, v.
  1, n. 140, 2017. [Link]    
MURRAY, I. R.;
  MURRAY, A. D.; WORDIE, S. J.; OLIVER, C. W.; MURRAY, A. W.; SIMPSON, A. H. R.
  W. Maximising the impact of your work using infographics. Bone & Joint Research, v. 6, n.
  11, p. 619-620, November
  2017.[Link]  [Ed.-] 
MYSLICKA, N.
  Modernization didactic means and forms of independent work of students
  physics-based service using infographics. Knowledge-Education-Law-Management, n. 1 (17), p. 229-232,
  2017. [Link]  [Ed.] 
NAPARIN, Husni; SAAD, Aslina Binti. Infographics in Education: Review on Infographics Design. The International Journal of Multimedia & Its Applications (IJMA), v. 9, n. 4/5/6, p. 15-24, December 2017. [Link]  [Ed.-] 
NOH, Mohd Amin Mohd; FAUZI, Mohd Salihin Hafizi Mohd; JING, Hoo Fang; ILIAS, Mohd Faeez. Infographics: Teaching and learning. Attarbawiy: Malaysian Online Journal of Education, v. 1, n. 1, p. 58-63, 2017. [Link] [Ed.+] 
NUHOĞLU KIBAR,  Pınar; AKKOYUNLU,  Buket. Fostering and assessing infographic
  design for learning: the development of infographic design criteria. Journal of Visual Literacy, v. 36, n.
  1, 2017. [Link]  [Ed. +] 
OVERTON,  Matthew. Engaging with sponsors new to
  projects: Using visual metaphor, rich pictures and infographics to
  communicate, manage and entertain. In: YOUNG, 
  Michael (Ed.). People and
  Places in Project Management Research, Cambridge Scholars Publishing,
  2017, 49-59.  
PALMUCCI, Daniela. Las infografías, nuevos espacios de lectura para el discurso científico-pedagógico. Discurso & Sociedad, v. 11, n. 2, p. 262-288, 2017. [Link] [Ed.] 
PAYE ROJAS, Jackelyn Brenda. Relación entre la infografía sobre la salud bucal y el conocimiento de los estudiantes de un colegio de Comas, Lima, 2017. Tesis (Licenciada en Arte y Diseño Gráfico Empresarial). Escuela Profesional de Arte y Diseño Gráfico Empresarial. Facultad de Ciencias de la Comunicación. Universidad César Vallejo, Lima, Perú, 2017. [Link] [Ed.] 
PEREIRA, Wallace Gonçalves; 
  GOMES,  Érica Cristina da
  Silva.  A infografia e a historia da epidemia de cólera na Londres de 1854,
  2017. [Link] 
PETTY, Lori; SYKES,
  Karen; DUGGER,  Lance. Use of
  Infographics to Support Note Taking. In: P. Resta & S. Smith (Eds.), Proceedings of Society for Information
  Technology & Teacher Education International Conference 2017,
  Chesapeake, VA: Association for the Advancement of Computing in Education
  (AACE), 2017, p.1752-1756. [Link] [Ed.] 
PINTO,  Julio Costa. The Relevance of Digital
  Infographics in Online Newspapers. In: European
  Scientific Journal, special edition, August 2017, p. 428-434. [Link]     
PJESIVAC, Ivanka;
  GEIDNER, Nicholas; MILLER, Laura E. Using Infographics in Television News:
  Effects of Television Graphics on Information Recall About Sexually
  Transmitted Diseases. Electronic News,
  online first, p. 1-20, 2017. [Link]  
SCAGLIONI, Leticia Moralles; CAMILLO, Cíntia Moralles. Infográficos e Livros Digitais como Recursos no Contexto Escolar. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 5, n. 7, p. 91-98, 2017. [Link] [Ed.] 
SHALTOUT, Mohamed; FATANI, Hania. Impact of two different infographics types "interactive-static" on developing mathematical concepts among female students at second grade intermediate in the Kingdom of Saudi Arabia. International Journal of Research and Reviews in Education, v. 4, n. 5, p. 1-8, October 2017. [Link] [Ed.] 
SHANKS, Justin D.;
  IZUMI, Betty; SUN, Christina; MARTIN, Allea; SHANKS, Carmen B. Teaching
  Undergraduate Students to Visualize and Communicate Public Health Data with
  Infographics. Frontiers in Public
  Health, 2017. [Link] [Ed.] 
SINGH, Neetu; JAIN, Neha. Effects of infographic designing on image processing ability and achievement motivation of dyscalculic students. In: Proceedings of the International Conference for Young Researchers in Informatics, Mathematics and Engineering. Kaunas, Lithuania. v. 1852, p. 45-53, 2017. [Link] [Ed.] 
STRÖHL, Barbara; GANZ, Kilian; RICHTER, Stephanie; ZIEGLMEIER, Kilian; HAMMWÖHNER, Rainer. An Eye-Tracking Study on Differences in Information Transfer by Infographics. In: M. Gäde; V. Trkulja; V. Petras (Eds.). Everything Changes, Everything Stays the Same? Understanding Information Spaces. Proceedings of the 15th International Symposium of Information Science (ISI 2017), Berlin, 13th—15th March 2017, Glückstadt: Verlag Werner Hülsbusch, 2017, p. 50—61. [Link] 
TASPOLAT, Ata; KAYA, Omer Sami; SAPANCA, Hamza Fatih; BEHESHTI, Mobina; OZDAMLI, Fezile. An Investigation toward Advantages, Design Principles and Steps of Infographics in Education, Ponte, v. 73, n. 7, jul 2017. [Link] [Ed.] 
TOMIYAMA, Yoshikuni; TERABE, Shintaro; YAGINUMA, Hideki; KANG, Nan. Effectiveness of Newsletters with Infographics Used in Public Involvement Processes. In: Transportation Research Board 96th Annual Meeting, 2017. [Link] 
TRUJILLO SALAS,
  Yessenia Xiomara. Diseño de una infografía
  sobre el autismo y el aprendizaje en padres de niños no autistas de 2 a 4
  años en el Instituto Nacional de Salud del Niño, Breña, Lima - 2017.
  Tesis (Licenciada en Arte y Diseño Gráfico Empresarial). Escuela Profesional
  de Arte y Diseño Gráfico Empresarial. Facultad de Ciencias de la
  Comunicación. Universidad César Vallejo, Lima, Perú, 2017. [Link] [Ed.] 
TÚÑEZ LÓPEZ, Miguel; NOGUEIRA, Ana Gabriela. Infographics as a Mnemonic structure:
  Analysis of the informative and identity components of infographic online
  compositions in Iberic newspapers. Communication
  & Society, v. 30, n.1, p. 147-164, 2017. [Link]     
UZUNBOYLU, Hüseyin;
  BEHESHTI, Mobina. An investigation through content analysis in infographics. TODJAC. The Turkish Online Journal of
  Design, Art and Communication, v. 7, n. 4, p. 655-666, October 2017. [Link]   
VERDE, Dilma Campelo Rio; VILLELA, Ana Maria Nápoles. Gênero
  infográfico: O desafio para a formação de novas competências e habilidades na
  leitura de textos de constituição verbo-visual. PERcursos Linguísticos, v. 7, n. 17, p. 252-271, 2017. [Link]  [Ed.] 
VERDE, Dilma Campelo Rio. Gêneros
  textuais e infografia: a busca por novas perspectivas de ensino e
  aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de textos
  verbovisuais.2017. 253 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação
  em Estudos de Linguagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas
  Gerais (CEFET-MG), 2017.  [Ed.] 
YILDIRIM,  Serkan. Approaches of designers in the
  developed educational purposes of infographics` design processes. European Journal of Education Studies,
  v. 3, n. 1, p. 248-284, 2017. [Link] [Ed.] 
YILMAZ, Fatma Gizem Karaoglan; YILMAZ, Ramazan; DURAK, Hatice Yildi. Examining opinions of pre-service teachers about the use of educational Infographics. In: EdMedia 2017. Washington, DC, United States, June 20-23, 2017, p. 203-2010. [Link] [Ed.]  
 | 
 
Todas estas referências aparecem também na lista principal de referências sobre infográficos deste mesmo blog, que está em atualização constante.
Estes resultados são apenas numéricos. Uma avaliação qualitativa será realizada a partir das publicações reunidas. Dessa forma, mais adiante comentaremos em vários momentos sobre alguns dos conteúdos mais relevantes encontrados nestas publicações.
Estes resultados são apenas numéricos. Uma avaliação qualitativa será realizada a partir das publicações reunidas. Dessa forma, mais adiante comentaremos em vários momentos sobre alguns dos conteúdos mais relevantes encontrados nestas publicações.
NUEVA PUBLICACIÓN AL RESPECTO.
ResponderExcluirExcelente trabajo, me hubiera gustado tenerlo cuando estaba realizando mi investigación.
te comparto otra publicación.
REVISTA DE INVESTIGACIONES - Universidad Católica de Manizales
http://www.revistas.ucm.edu.co/ojs/index.php/revista/article/view/101